Por Ecam
Confira estudo sobre acesso a créditos e financiamentos para fomento da agricultura familiar quilombola
Ecam e CONAQ lançam o Roteiro de acesso aos créditos e financiamentos voltados à Agricultura Familiar Quilombola. O estudo busca analisar as principais linhas de créditos, projetos e financiamentos (públicos, privados e coletivos) voltados à pauta da agricultura familiar.
O material também apresenta quadros que detalham os caminhos de acesso às políticas e os principais pontos necessários para a elaboração de projetos, sendo um instrumento apoiar as comunidades quilombolas na definição dos caminhos mais viáveis para acesso a crédito e recursos financeiros, visando o fomento da agricultura familair quilombola.
Confira os principais tópicos da publicação:
- Seção sobre o acesso a crédito, com uma visão crítica sobre o caminho que viabilizou as políticas públicas atuais, para agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa Agroamigo e Crediamigo.
- Seção sobre as políticas estaduais implementadas por agências de fomento dos estados envolvidos na iniciativa.
- Seção sobre os principais editais de apoio a pequenos projetos comunitários, considerando fundos de apoio, seja da cooperação internacional e até mesmo de fundos patrimoniais.
- Seção sobre experiências exitosas, relacionando o protagonismo comunitário, metodologias e tecnologias sociais construídas nas comunidades, particularmente sobre os Fundos Rotativos Solidários e o Banco Comunitário de Desenvolvimento.
A publicação faz parte da iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, realizada pela CONAQ, Ecam e parceiros. Clique aqui e acesse o material na íntegra.