Por Fernanda Costa
Elaboração de Projetos é tema do segundo módulo de oficina realizado em Terra Santa, Faro e Oriximiná.
Compreender os processos que compõem cada etapa de um edital de projeto social, refletir sobre a importância da organização da sociedade civil estar em dia com as suas obrigações fiscais, exercitar as técnicas já trabalhadas no primeiro módulo da oficina de Elaboração de Projetos e a partir das experiências em participações em editais, este é o objetivo do segundo módulo da oficina em Elaboração de Projetos realizada no período de 14 a 20 de setembro nos municípios de Terra Santa, Faro (cidade e comunidade de Ubim) e Oriximiná. As oficinas fazem parte das ações do eixo Capital Social, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia – Ecam no Programa Territórios Sustentáveis.
De acordo com o técnico da Ecam, Carlos Régis de Araújo Pereira, ressaltou a importância da prática para aprimorar o aprendizado entre os participantes das oficinas. “O público foi bem participativo, muitos ainda não tinham vivenciado um processo de elaborar um projeto, então buscamos apresentar alguns modelos de editais junto com seus anexos e formulários, para que eles escrevessem seus projetos a partir das suas realidades e desejos, onde observamos que o principal problema encontrado é a insegurança de colocar as ideias no papel conforme são solicitados nos formulários dos editais”, Carlos citou, ainda, a necessidade de uma gestão contábil eficiente para a aprovação em qualquer edital.
Após a conclusão do segundo módulo de oficina em elaboração de projetos as organizações da sociedade civil e conselhos de Terra Santa, faro e Oriximiná já começam a pensar no futuro. “A partir das oficinas algumas associações já iniciaram a construção dos seus projetos e a expectativa do eixo Capital Social agora é para a realização do terceiro módulo da oficina que será realizado no mês de outubro quando serão apresentados os projetos já elaborados para que sejam revisados”, finalizou o técnico.
O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa desenvolvida a partir da gestão integrada da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
Por Martha Costa