15/10/2020

Por Ecam

Em evento mundial, brasileira apresenta estudo sobre situação dos territórios tradicionais diante da pandemia

Em evento mundial, brasileira apresenta estudo sobre situação dos territórios tradicionais diante da pandemia

O Geo For Good Summit promove, anualmente, ações e projetos com impacto positivo ao redor do mundo.

Entre os dias 20 e 22 deste mês, acontecerá a 9° edição do Geo For Good, um evento mundial promovido pelo Google Earth Outreach, que reúne especialistas de diferentes áreas de atuação, para compartilharem resultados e experiências no uso das ferramentas de mapeamento disponibilizadas pela Google. Na oportunidade, a Ecam apresentará o mapeamento que identificou diferentes níveis de risco, determinantes para o impacto da Covid-19, em territórios tradicionais. 

A pesquisa Mapeamento de vulnerabilidade nas comunidades tradicionais da Amazônia diante da pandemia de COVID-19 abrange 60 comunidades quilombolas e indígenas, de várias partes da Amazônia Brasileira, onde constatou-se que 70%  das comunidades estão em situação de risco alto, muito alto e altíssimo para a contaminação do novo vírus. A pesquisa será apresentada por Muryel Arantes, geógrafa e coordenadora de projetos da Ecam, no próximo dia 20.

“O mapeamento tem como objetivo principal expor os riscos e as dificuldades que as populações tradicionais da Amazônia vêm enfrentando na pandemia. Esperamos que as informações obtidas incentivem a criação de medidas de apoio a essas populações, seja por organizações governamentais ou não governamentais”,  explica Muryel.

Por conta da pandemia, o evento, sempre realizado de forma presencial, na sede da Google na Califórnia (EUA), este ano será totalmente online. “Estamos realizando tudo de forma virtual, o que reduz o contato com as pessoas de outras sessões, por exemplo, mas, por outro lado, as trocas mais essenciais ainda estão mantidas, o que é muito bom, pois este é um espaço super importante para compartilharmos experiências”, complementa Muryel.

Além de geógrafa, Muryel Arantes é mestre em gestão ambiental e territorial e especialista em geoprocessamento. Na Ecam, atua em projetos de sustentabilidade junto às comunidades tradicionais, realizando ações de capacitação em SIG, monitoramento de indicadores socioambientais, monitoramento de projetos de carbono e análise espacial de desmatamento.

Para saber mais sobre a participação da Ecam no Geo For Good 2020, continue acompanhando nossas redes sociais Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter!

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...