20/12/2019

Por Fernanda Costa

Estado do Pará recebe a última oficina do Programa ‘Compartilhando Mundos’

Estado do Pará recebe a última oficina do Programa ‘Compartilhando Mundos’

A última oficina do Programa Compartilhando Mundos aconteceu, entre os dias 06 e 08 de dezembro, na Comunidade Quilombola Espírito Santo do Ita, localizada no município de Santa Izabel (PA). O projeto é fruto dos Programas Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Compartilhando Mundos por meio de uma parceria entre a Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas(CONAQ), o Google Earth Solidário e a Agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento Internacional(USAID), que também é apoiadora financeira do projeto.

O primeiro dia de atividades da oficina decorreu em torno de apresentações de abertura, exposição do que já foi feito no projeto e dinâmicas que incentivassem os participantes a se ambientarem à oficina. Também no primeiro dia, a equipe de coordenação propôs iniciarem o primeiro bloco de análises “Quem Somos”.

O segundo dia de realização da oficina foi iniciado com a continuação de uma dinâmica do primeiro dia, as leituras das cartas do amigo anjo ajudou o grupo a desenvolver uma melhor entrosamento. O dia se estendeu com as análises dos blocos II e III nos quais apresentava dados sobre a infraestrutura e o trabalho das regionais e suas comunidades. As análises ficaram por conta do auxílio das representantes do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Análise de Dados(IBPAD). Beatriz Delgado Val Franco Delgado Val Franco, uma das representantes do IBPAD, contou um pouco como foi a oficina:

“ O Intuito dessa oficina era fazer junto com os quilombolas uma análise de Dados coletados por eles no último ano, em que eles saíram a campo em comunidades espalhadas pelo norte. A ideia era retornar esse ano então às comunidades que foram à campo e coletaram esses dados, para que a gente pudesse sentar e entender os resultados das pesquisas e dos dados coletados e discutir se aqueles dados eram condizentes ou não com à realidade das comunidades, caso não fosse condizente, a gente abrir e entender o porquê e caso fosse condizente, compartilhar e ter esse momento de compartilhamento entre as comunidades para entender as especificidades e também as semelhanças dos problemas e das questões de identidade que elas enfrentam.”

O último dia das atividades contou com a análise do último bloco de análises “Nossos direitos e cidadanias” e também com uma oficina da ferramenta “Excel”, na qual os participantes puderam de forma dinâmica aprender um pouco como funciona a ferramenta e assim poder utilizá-la futuramente e contribuírem com suas comunidades e regionais de forma mais tecnológica. O cronograma do último dia foi também o que se concluiu mais rápido, as atividades se encerraram ao meio dia e contou com mais dinâmicas e brincadeiras, dessa vez, com um tom de despedida. Os coordenadores da oficina propuseram aos participantes expressarem suas impressões dos dias de atividades e também a elogiarem seus colegas de trabalho.

Lembrando que o programa esteve em mais de 140 comunidades tradicionais que vivem na Amazônia e teve o objetivo de auxiliar e orientar esses jovens para que possam entender a aplicação dessas informações e articular o uso estratégico de acordo com seus requerimentos e necessidades e fortalecer as comunidades para que possam colaborar mais ainda com a sua autonomia.

As comunidades quilombolas do estado do Pará são divididas em cinco regionais, são elas: Guajarina(I e II), Tocantina, Nordeste Paraense e Marajó.

Foto e texto: Nathalia Purificação (CONAQ)

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo na luta pelos direitos humanos

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo...

Oficina promovida pela organização fomentou a eficácia do uso das técnicas de comunicação e engajamento para mobilizar e fortalecer quilombolas....