Por Ecam
Evento online reunirá organizações nacionais para discutir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola.
O encontro faz parte das ações da Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, já presente nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.
A Iniciativa da Agricultura Familiar vai realizar, no próximo dia 25, evento online com organizações nacionais que atuam com comunidades quilombolas e incentivam práticas produtivas nos quilombos. O encontro será uma oportunidade para debater os dados levantados nos últimos dois anos e pensar em novas ações para o fortalecimento da atividade no país.
Este será o 10º webinar promovido pela Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola e o primeiro de caráter nacional. A Iniciativa tem atuado nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado e já realizou a entrega de dados por webinars em todos os estados envolvidos nas ações, como Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).
Segundo Kátia Penha, uma das coordenadoras, os últimos webinars tiveram o objetivo de apresentar os diagnósticos da agricultura familiar de cada estado às organizações locais, a fim de pensar em ações estratégicas com as comunidades quilombolas. “Além disso, os webinars são uma ferramenta para apoiar no reconhecimento das comunidades, enquanto agricultoras e mitigadoras das mudanças climáticas”, destaca.
Agora, o webinar nacional vai reunir instituições nacionais, entre elas públicas, privadas e do terceiro setor, para apresentar e debater sobre os produtos realizados no Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, além de conversar sobre como contribuir para a superação dos desafios apontados e a importância das políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar.
“A partir da realização do Webinar Nacional, espera-se que o movimento CONAQ, suas filiadas e as comunidades quilombolas possam contar com uma rede interinstitucional de fortalecimento da AFQ, principalmente para a superação dos desafios apontados no diagnóstico e também para promover a visibilidade quilombola na pauta da segurança alimentar e geração de renda”, complementa Meline Machado, coordenadora na Iniciativa.
Entre os convidados(as) já confirmados para o evento estão: Porticus, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Socioambiental (ISA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e muitos outros. A transmissão do “Webinar Nacional – Diagnóstico da Agricultura Familiar quilombola: estratégias para o fortalecimento” será ao vivo no canal do YouTube da Conaq e Ecam no dia 25, segunda-feira, às 15h00. Acompanhe a transmissão pelo link: youtu.be/conaquilombos
A Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, atualmente, é desenvolvida pelas comunidades quilombolas e a Ecam Projetos Sociais, por meio de dois projetos: o Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, realizado, em parceria com a CONAQ e apoio da Porticus, na Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO). E também pelo projeto Quilombo Solidário: Renda e Produção, realizado em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), CONAQ-AP e comunidades quilombolas de Rondônia, no estado do Amapá e de Rondônia.