18/07/2022

Por Ecam

Evento online reunirá organizações nacionais para discutir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola.

Evento online reunirá organizações nacionais para discutir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola.

O encontro faz parte das ações da Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, já presente nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.

A Iniciativa da Agricultura Familiar vai realizar, no próximo dia 25, evento online com organizações nacionais que atuam com comunidades quilombolas e incentivam práticas produtivas nos quilombos. O encontro será uma oportunidade para debater os dados levantados nos últimos dois anos e pensar em novas ações para o fortalecimento da atividade no país. 

Este será o 10º webinar promovido pela Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola e o primeiro de caráter nacional. A Iniciativa tem atuado nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado e já realizou a entrega de dados por webinars em todos os estados envolvidos nas ações, como Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).  

Segundo Kátia Penha, uma das coordenadoras, os últimos webinars tiveram o objetivo de apresentar os diagnósticos da agricultura familiar de cada estado às organizações locais, a fim de pensar em ações estratégicas com as comunidades quilombolas. “Além disso, os webinars são uma ferramenta para apoiar no reconhecimento das comunidades, enquanto agricultoras e mitigadoras das mudanças climáticas”, destaca.

Agora, o webinar nacional vai reunir instituições nacionais, entre elas públicas, privadas e do terceiro setor, para apresentar e debater sobre os produtos realizados no Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, além de conversar sobre como contribuir para a superação dos desafios apontados e a importância das políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar.

“A partir da realização do Webinar Nacional, espera-se que o movimento CONAQ, suas filiadas e as comunidades quilombolas possam contar com uma rede interinstitucional de fortalecimento da AFQ, principalmente para a superação dos desafios apontados no diagnóstico e também para promover a visibilidade quilombola na pauta da segurança alimentar e geração de renda”, complementa Meline Machado, coordenadora na Iniciativa. 

Entre os convidados(as) já confirmados para o evento estão: Porticus, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Socioambiental (ISA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e muitos outros. A transmissão do “Webinar Nacional – Diagnóstico da Agricultura Familiar quilombola: estratégias para o fortalecimento” será ao vivo no canal do YouTube da Conaq e Ecam no dia 25, segunda-feira, às 15h00. Acompanhe a transmissão pelo link: youtu.be/conaquilombos

A Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, atualmente, é desenvolvida pelas comunidades quilombolas e a Ecam Projetos Sociais, por meio de dois projetos: o Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, realizado, em parceria com a CONAQ e apoio da Porticus, na Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).  E também pelo projeto Quilombo Solidário: Renda e Produção, realizado em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), CONAQ-AP e comunidades quilombolas de Rondônia, no estado do Amapá e de Rondônia.

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo na luta pelos direitos humanos

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo...

Oficina promovida pela organização fomentou a eficácia do uso das técnicas de comunicação e engajamento para mobilizar e fortalecer quilombolas....