Por Ecam
Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola realiza segunda rodada de webinars estaduais
Imagem: Gardênia Ayres/Articuladora estadual na iniciativa
O segundo trimestre de 2022 contou com a realização de mais 3 Webinars que promoveram o debate sobre os dados do Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola. Logo depois da realização dos webinars da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba, foi a vez do Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).
As transmissões, realizadas ao vivo pelo canal do Youtube da Conaq e Ecam, tiveram o objetivo de apresentar e debater as informações levantadas em 2020 e 2021 sobre a Agricultura Familiar Quilombola (acesse aqui) — projeto resultado da parceria entre a Ecam Projetos Sociais, Conaq e Porticus.
E dando continuidade a série de transmissões, os webinars do Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO) trouxeram convidados importantes para refletir sobre os desafios da agricultura familiar e para planejar ações estratégicas voltadas à atividade produtiva, com a participação de representantes quilombolas, instituições públicas e do terceiro setor.
“Por meio dos webinars, as comunidades quilombolas agora podem ter informações importantes para atuar estrategicamente com as organizações locais, visando a superação de cada um dos desafios identificados no diagnóstico”, destaca Kátia Penha, coordenadora na Iniciativa.
Webinar Maranhão/Disponível no Youtube da Conaq (@conaquilombos)
A Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola planeja, ainda este ano, visitar as comunidades quilombolas envolvidas no projeto, para a entrega dos estudos construídos, construção de um planejamento de ações prioritárias e para promover momentos informativos sobre titulação e iniciação à AFQ.
No âmbito do projeto Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar, a iniciativa atua em seis estados da Caatinga e do Cerrado, sendo: Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e no Quilombo Mesquita (GO).
Clique aqui e confira a playlist com todos os webinars estaduais