05/07/2019

Por Fernanda Costa

Jovens quilombolas de Oriximiná participam de oficina sobre técnicas e uso de dispositivos móveis

Jovens quilombolas de Oriximiná participam de oficina sobre técnicas e uso de dispositivos móveis

A capacitação envolveu aproximadamente 40 jovens de diversas comunidades quilombolas do município de Oriximiná.

Aprender, ensinar, multiplicar saberes e aprimorar o olhar dos jovens das diversas comunidades quilombolas do município de Oriximiná, este foi o objetivo da Oficina em Educomunicação – Fotografia em Dispositivos Móveis realizada neste final de semana, 30 de junho, na comunidade de Boa Vista Cuminã, território Erepecuru, no município de Oriximiná.

A oficina faz parte das ações do Programa Territórios Sustentáveis por meio do eixo Quilombola sob a responsabilidade da Equipe de Conservação da Amazônia – Ecam em parceria com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Oriximiná – Arqmo, que mobiliza e coordena os jovens para participarem das atividades que servem para gerar conteúdos para o canal Arqmo Identidade.

O presidente do FotoClube Tapajós, Ádrio Denner, falou da satisfação em ministrar mais uma oficina aos jovens quilombolas de Oriximiná, além do conteúdo ele falou da experiência e do amor pela profissão. “A Amazônia é realmente encantadora. Rios que interligam pessoas, costumes, histórias, conhecimento. Estou muito feliz em desbravar lugares magnifico levando a fotografia e um pouco da experiência para tantos lugares. A fotografia é um instrumento de comunicação e de fato dialoga muitas vivências”, falou o fotografo que este ano representará Santarém, no estado do Pará, em um projeto denominado Art & TUR por meio do Amazonian Connection, que retratará cidades homónimas no Brasil (Amazônia) e Portugal.

Segundo a coordenador das atividades da Ecam na região, a Educomunicação tem desenvolvido um papel importante na vida dos jovens quilombolas que ultrapassa a barreira do uso das ferramentas tecnológicas, redes e mídias sociais. “A gente levou a mesma temática voltada a Educomunicação realizada com o Capital Social, que é a fotografia em dispositivos móveis, desta vez com os jovens quilombolas onde buscamos falar não só de comunicação e educação, mas de ética, cidadania, direitos humanos e geração de renda. O objetivo maior é dar protagonismo aos jovens quilombolas e deixar eles contarem ao mundo as suas histórias”, finalizou Edwilson Pordeus, coordenador do Eixo.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que visa contribuir para a construção de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável em Oriximiná, Terra Santa e Faro com o apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e parceria da Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis? Acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou nossas redes sociais e App.

Por Martha Costa – Assessora de Comunicação da ECAM.

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...