Por Ecam
Agenda definida para começar 2017
Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro a equipe do Programa Territórios Sustentáveis esteve reunida em Santarém, Pará. Durante esses três dias gestores, técnicos e analistas que atuam no programa debateram demandas e integraram as atividades de campo previstas. Ao final, o cronograma de ações integradas para 2017 estava definido.
Na reunião o grupo também teve a oportunidade de tratar sobre os indicadores que devem ser usados para avaliar suas ações. Jakeline Pereira, gestora do programa, lembrou que “os indicadores são essenciais para apontar se o Programa está promovendo impactos na região. Além disso, o alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Pará Sustentável poderá atrair novas parcerias e investidores para o Programa Territórios Sustentáveis”.
As ações envolverão atividades dos cinco eixos de atuação do Programa Territórios Sustentáveis: Gestão Pública; Capital Social; Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Quilombola. Cada eixo propõe ações que dialogam diretamente com os outros. Assim, nada mais lógico do que o planejamento das ações ser conjunto, potencializando a proposta de Desenvolvimento Territorial Integrado. Para Ana Letícia Silva, também gestora do Programa Territórios Sustentáveis, “trilhar esse caminho, que está ancorado na implementação de políticas públicas em diálogo com os ODS, exige o constante fortalecimento da gestão pública e da participação social, ambos os eixos de atenção do programa”.
Uma das novidades para 2017 é a instalação de escritórios locais em Faro, Terra Santa e Oriximiná, além da abertura de nove vagas de estágio. Essa ação é relevante já que um dos focos da atuação do Programa Territórios Sustentáveis está centrado na Juventude. “É fundamental envolvermos os jovens nas discussões para construirmos juntos uma estratégia de desenvolvimento para a região de Faro, Oriximiná e Terra Santa. Esses jovens estarão à frente de tudo isso muito em breve”, lembrou Vasco van Roosmalen, gestor do programa.