Por Ecam
Aplicação de formulários em ODK e o selo Origens Brasil
Nos dias 12 e 13 de junho ocorreu em Oriximiná, no Pará, um reforço na capacitação para o aplicação de formulários por meio do Open Data Kit (ODK). Técnicos da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), conduziram a oficina, voltada para indígenas e quilombolas. Eles são representantes de comunidades que estão implementando o uso do Selo Origens Brasil na região. Essas ações também fazem parte do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, em parceria com Google Earth Outreach e do Imaflora e tem do apoio financeiro da USAID.
Os participantes dessa oficina serão os cadastradores responsáveis por aplicar questionários via ODK em cada um dos territórios participantes. São perguntas como: Qual o nome do produtor? O que produz? Qual o seu território? Gostaria de fazer parte do Origens Brasil e aparecer no site do projeto? “São essas informações possibilitam o cadastramento dos produtores para no passo seguinte viabilizar as vendas com o selo Origens Brasil. Esse projeto possibilita que o consumidor final conheça um pouco da história do produto e do produtor, e isso é um diferencial muito interessante do projeto “, lembra Meline Cabral, geógrafa da Ecam. Cada produto recebe um QR Code, onde o consumidor final pode acesso a essas e outras informações por meio do seu celular.
Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores nas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios.
Para ampliar o potencial dessa iniciativa, foi aprovado o projeto Comunidades indígenas e outros Atores Relevantes Melhor Protegem seus Territórios e Outros Recursos Naturais. O projeto terá quatro anos. Teremos oficinas para compartilhar conhecimentos sobre o Google Earth e o ODK e assessoria técnica no uso das ferramentas. O projeto é possível graças ao apoio generoso do povo americano, por meio da USAID. A Ecam realizará o projetojunto com o Google Earth Solidário. São parceiros das ações a Natura e o Imaflora.