Por Fernanda Costa
Boas práticas de pecuária sustentável serão destaque em Dia de Campo
A programação é uma realização do Programa Territórios Sustentáveis que desde 2017 desenvolve o projeto de incentivo a pecuária verde em Oriximiná.
No próximo dia 14 de março, sábado, produtores que fazem parte do projeto Pecuária Sustentável em Oriximiná estarão reunidos mais uma vez para apresentarem à população os resultados adquiridos a partir da adoção de técnicas aplicadas à pecuária intensiva por meio do projeto Pecuária Sustentável. Neste mês de março as visitas do projeto Pecuária Sustentável serão realizadas no período de 10 a 14 de março, e em cada visita as propriedades recebem os técnicos contratados pelo PTS para realizarem às orientações técnicas aos proprietários e funcionários das fazendas.
Iniciado no ano de 2017 após um diagnóstico construído pelo Programa Territórios Sustentáveis em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e Sindicato dos Produtores Rurais de Oriximiná (Sinprox) o projeto apresenta excelentes resultados como o aumento da produção animal em uma mesma área da propriedade, redução do desmatamento a partir do fim de abertura de novas áreas, recuperação de área degradadas, de mananciais e melhoria na qualidade de vida animal com ganho de peso significado e melhoria na qualidade de vida humana com profissionais capacitados a partir das palestras e orientações técnicas.
O dia de Campo, atividade bastante aguardada pelos produtores, neste mês será na Fazenda Rancho da Serra, de propriedade do médico veterinário Luiz Souza, um dos 13 pecuaristas que aderiu ao projeto. A programação do Dia de Campo iniciará às 08 horas da manhã e deve reunir criadores de gado, estudantes, instituições de assistência técnica rural e profissionais que atuam nas áreas de agronomia, zootecnia entre outras e o ponto alto da atividade é a palestra técnica que nesta etapa abordará “Análise completa de um sistema intensivo – manejo, controles e resultados financeiros”.
O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa de gestão integrada entre Agenda Pública, Ecam, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). O Pecuária Sustentável conta ainda com o apoio financeiro da Associação para Preservação da Floresta Tropical (Regnskgsföreningen).