Por Ecam
ECAM leva metodologia do uso de ferramenta ODK para o Equador
Técnicos da Ecociencia e líderes indígenas Waorani, da região da Amazônia Equatorial, receberam o curso de capacitação na ferramenta ODK (Open Data Kit) durante os dias de 20 a 22 de março. Com isto, poderão se munir de instrumentos tecnológicos para coletar e administrar dados de monitoramento da floresta. As oficinas são fruto do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, realizadas na Hosteria el Establo de Tomás (Tena/Equador), por meio de uma parceria entre a Ecam, Google, USAID, Amazônia 2.0 e Fundación EcoCiencia.
Durante a oficina Meline Cabral, integrante da equipe técnica da Ecam e uma das responsáveis pelo Programa Novas Tecnologias afirmou que “Nessa capacitação conseguimos perceber dos cursistas um grande interesse em aplicar as ferramentas em seus territórios e também de identificar potenciais usos da ferramenta”.
A iniciativa reforça as estratégias do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, que há 12 anos vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores na implementação de suas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios. Assim, são desenvolvidas atividades que ensinam o uso de ferramentas e suporte para o levantamento de dados, sua interpretação e uso prático. O objetivo da primeira fase o projeto é promover o uso de ferramentas como o Google Earth, ODK e Youtube. Essas tecnologias podem apoiar práticas relacionadas à gestão dos territórios e dar visibilidade para as histórias e reivindicações das comunidades.