15/12/2017

Por Ecam

Capacitação reúne gestores e guarda-parques

Capacitação reúne gestores e guarda-parques

De 09 a 16 de dezembro de 2017 foi realizado o 2º Curso Guarda-Parque: Intercâmbios de Experiências para a Gestão Territorial. As atividades aconteceram no Atalanta Hotel, na cidade de Macapá.

Participaram do curso gestores e guarda-parques que já atuam em Unidades de Conservação (UCs) do Amapá. “As figuras dos guarda-parques e dos gestores são fundamentais para o sucesso de qualquer processo de manutenção e de implementação de UCs. O fato deles trabalharem juntos é muito importante, porque conseguimos juntar dois saberes. O saber do território, o saber local, que o guarda-parque costuma ter, e do gestor, que tem o conhecimento de ferramentas de planejamento”, comentou o instrutor Osvaldo Barassi Gajardo.

Durante os dias de atividades vários temas foram debatidos. Ao final, os grupos de trabalho construíram um diagnóstico sobre os seus territórios. “O curso está sendo muito intenso e está superando nossas expectativas. A gente já trabalhou vários conteúdos, como Gestão Territorial e Unidades de Conservação. Esses temas são o foco do curso”, contou a guarda-parque Cássia Ruanda.

Outro tema que foi abordado foi o de Gestão Orientada ao Resultado de Conservação. “Cada turma definiu sua visão, pensando em um grande objetivo que queriam atingir nos seus territórios. O primeiro passo foi pensar sobre os problemas ambientais da sua região, para depois transformar isso em uma cadeia de resultados, onde as ameaças viram situações mais amigáveis para os alvos de conservação”, lembra Osvaldo.

Além dessa primeira etapa presencial, o curso também terá uma etapa à distância. Nesse momento, os cursistas construirão pequenos projetos, a partir de seus territórios de conservação e dos seus diagnóstico.

Estas ações fazem parte do projeto Capacitar para Conservar, que é desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema – AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). O projeto tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Este texto foi produzido pelos guarda-parques Joadax Gomes, Lucas Farias e Ronildo Machado da Conceição. A produção é resultado de um exercício do Módulo Participação e Comunicação.

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...