Por Ecam
Colaboradores da Natura recebem treinamento sobre o Open Data Kit
Nos dias 16 e 17 de maio ocorreu em Benevides, no Pará, um treinamento para discutir o conjunto de ferramentas Open Data Kit (ODK). Técnicos da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) conduziram a oficina, voltada para colaboradores da Natura. Essas ações são parte do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, que conta com a parceria com Google Earth Outreach e o apoio financeiro da USAID.
Representantes do Projeto Reca também acompanharam as atividades. A cooperativa, que reúne pequenos agricultores e é fornecedora da Natura, participa de treinamentos do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais desde 2015. E há cerca de um ano eles têm aplicado questionário por meio do ODK nas propriedades de seus associados.
Os dados levantados pelo Reca dizem respeito às unidades produtivas, número de plantas de cada espécie e sobre volume de produção. A análise cruzada dessas informações ajuda no planejamento e na gestão dos cooperados, fortalecendo a cadeia produtiva local. “A experiência do Reca com o ODK pode ser interessante para outras comunidades com as quais trabalhamos”, avalia Bruna Andrade, analista da Natura.
Hoje a Natura é parceira de 34 comunidades produtoras. Dessas, 27 estão localizadas na Amazônia. Fábio Peixoto, coordenador de suprimentos na empresa, compartilhou durante o treinamento que sua equipe pretende empregar o ODK em pesquisas de relacionamento com fornecedores. “Antes nós coletávamos essas informações de forma manual e depois tínhamos um grande trabalho para tabular os dados. O ODK traz um ganho de eficiência muito grande. A informação do campo já chega mais estruturada e facilita as análises. Além disso, também estamos pensando no uso do ODK para a rastreabilidade dos produtos da sociobiodiversidade, valorizando cada vez mais os fornecedores e seus produtos”.
O potencial do ODK
Desenvolvida numa parceria entre o Washington University e Google, ODK permite que sejam realizados, por meio de smartphones e tablets, levantamentos e organização de dados. É possível construir formulários para pesquisa, coletar as informações em campo e organizar os dados em formatos úteis para a visualização. Conforme o interesse de cada comunidade é possível coletar informações sobre socioeconomia, invasões em áreas protegidas ou volume de produção, por exemplo.
O Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais
Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores nas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios.
Para ampliar o potencial dessa iniciativa, acaba de ser aprovado o projeto Comunidades indígenas e outros Atores Relevantes Melhor Protegem seus Territórios e Outros Recursos Naturais. O projeto terá quatro anos. Teremos oficinas para compartilhar conhecimentos sobre o Google Earth e o ODK e assessoria técnica no uso das ferramentas. O projeto é possível graças ao apoio generoso do povo americano, por meio da USAID. A Ecam realizará o projeto, com a parceria do Google Earth Solidário. São parceiros das ações a Natura e o Imaflora.