Por Ecam
Começou o 3º Curso de Formação de Guarda-Parques
Desde a tarde do dia 10 de agosto os cursistas vêm chegando em Macapá. Nesse mesmo dia, reunidos à noite, todos se apresentaram. Foi o começo do 3º Curso de Formação de Guarda-Parques. Nesta edição, 21 cursistas participam das atividades, que ocorrerão até o dia 30 de agosto.
O segundo dia do curso começou com uma apresentação teatral do grupo Desclassificáveis. Apresentaram a peça Curupira – Um ser inesquecível, que aborda a temática socioambiental por meio de personagens locais, como o próprio Curupira ou a Pororoca.
Cursos de formação de guarda-parques são oferecidos pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e parceiros desde 2006. “A cada turma, a gente não alcança que todos os alunos sejam guarda-parque depois. Mas nós conseguimos que todos saiam sensibilizados do curso, mudando seus hábitos. Agora temos que lutar para que os guarda-parques sejam reconhecidos, e que eles possam atuar dentro das unidade de conservação, ajudando a deixar a floresta em pé. Esse Curso colabora muito com essa nossa luta”, aponta Richard Pinheiro, presidente da Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA).
Uma das cursista desta terceira edição chama-se Maria do Socorro Abreu de Araújo. Ela veio de Serra do Navio, indicada pela gestão do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O desejo de Maria é bem direto e reflete todo o potencial das trocas de experiência que o curso proporciona: “Que a gente aprenda muito um com o outro, com todo mundo colaborando”.
Nos 20 dias do curso serão discutidas diversas temáticas, intercaladas com atividades práticas. O grupo terá atividades de Cartografia básica, Noções de GPS, Primeiros Socorros, Radiocomunicação, Legislação Ambiental, Educação Ambiental, Estratégias de Vigilância dos Recursos Naturais e Prevenção e Combate à Incêndios Florestais.
No final das atividades de apresentação, os participantes se organizaram em grupos de trabalho. Antes disso, decidiram que turma se chamará Coração do Amapá. Nesse momento, José Augusto, que foi cursista em novembro do ano passado, deixou para os futuros colegas guarda-parques um recado: “Façam o curso com seriedade. Nesses 20 dias, vocês só têm a ganhar”.
O curso faz parte das ações do projeto Capacitar para Conservar. Essa é uma parceria da Ecam com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).