Por Ecam
Comunidade do Quilombo Mesquita levantará dados socioeconômicos
Até o dia 15 de dezembro jovens da comunidade do Quilombo Mesquita, em Goiás, terão muito trabalho pela frente. Eles farão uma série de levantamentos usando a ferramenta Open Data Kit (ODK).
O ODK é um aplicativo de celular que permite, por meio de formulários, fazer levantamentos de diversos dados. O grupo aplicará dois formulários. O primeiro é voltado para a Associação do Quilombo Mesquita, e o segundo para famílias do quilombo. Ambos foram desenvolvidos em conjunto com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), a Fundação Palmares e a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam). Essas ações são parte do Programa Novas Tecnologias e Comunidades Tradicionais, que conta com a parceria do Google Earth Solidário e Google Brasil.
Para realizar essa atividade, 15 jovens receberam uma capacitação nos dias 12 e 13 de novembro. Durante os dois dias foi conhecer a ferramenta, testar os formulários e resolver dúvidas que poderão ajudar o trabalho em campo. Depois do trabalho no Quilombo Mesquita a expectativa é que os formulários sejam aplicado em outras comunidades.
Para Meline Cabral, geógrafa da Ecam, “o formulário da Associação tornará possível entender a atual situação do quilombo e um pouco de sua história e formação. Já o formulário das famílias tem por objetivo coletar informações sobre infraestrutura das casas, escolaridade, acesso aos programas de políticas públicas, geração de renda, etc. Todas essas informações subsidiarão a Associação do Quilombo Mesquita, a Conaq e a Fundação Palmares a pensarem projetos, parcerias e políticas direcionadas para as principais demandas da comunidade, o que é fundamental”.