27/08/2018

Por Ecam

Comunidades Quilombolas de Rondônia já se preparam para receber o curso Novas Tecnologias

Comunidades Quilombolas de Rondônia já se preparam para receber o curso Novas Tecnologias

Fruto de uma parceria entre a CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) com a ONG ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia) e a empresa Google por meio do programa Google Earth Solidário, o programa Novas Tecnologias (Compartilhando Mundos) vem sendo posto em prática em várias comunidades quilombolas do Brasil, especialmente as comunidades situadas na região amazônica.

O programa é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional- USAID, e até o momento já atingiu mais de 150 jovens quilombolas provenientes de diversas comunidades.

Jovens quilombolas Kalunga-GO durante a oficina Novas Tecnologias. Foto: Ana Carolina Fernandes

Possibilidades de aplicação

A formação Novas Tecnologias consiste em um intensivo de oficinas de capacitação nas ferramentas Open Data Kit-ODK e Google Earth (o Google Terra). Ambas as ferramentas são desenvolvidas pela Google e, quando aplicadas de forma aliada, podem ser muito eficientes para as comunidades quilombolas no conhecimento detalhado de suas comunidades e gestão de seus territórios.

A ferramenta ODK é um “kit”, um conjunto de ferramentas que permite levantamentos quantitativos e qualitativos de informações como dados socioeconômicos, levantamentos de espécies, dados produtivos, etc. Através deste programa, que funciona em celulares android, é possível que se apliquem questionários diversos, sejam enviadas fotografias e pontos de GPS os quais as comunidades tenham interesse pelo registro.

Já o Google Terra, possibilita as comunidades viajarem pelo globo e realizarem pelo computador, mapeamentos de qualquer área inserindo informações e detalhamentos que forem de seu interesse sobre os territórios mapeados. Também podem ser incluídos nos mapeamentos feitos pelo Google Terra fotografias, vídeos, textos e até mesmo links que façam referência às localidades mapeadas.

Várias comunidades que receberam a formação em ODK e Google Terra já estão realizando as pesquisas e mapeamentos em seus territórios. Com estas informações poderão desenvolver diferentes projetos que auxiliem na garantia da qualidade de vida de cada comunidade, dentro de suas realidades e anseios.

Rondônia

A oficina Novas Tecnologias em Rondônia acontecerá entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, no território quilombola Santo Antônio do Guaporé. Espera-se que um total de 30 jovens recebam a formação de capacitação nas ferramentas ODK e Google Terra.

Os jovens participantes da oficina pertencem a diferentes comunidades quilombolas do Estado de Rondônia, dentre elas: Pedras Negras, Forte Príncipe da Beira, Rolim de Moura do Guaporé, Laranjeiras, Jesus Santa Fé, Santa Cruz, Santa Fé, Tarumã e Santo Antônio do Guaporé.

A CONAQ estará presente nesta formação com alguns coordenadores nacionais do movimento quilombola. Aguardamos todas e todos companheiros quilombolas para mais um encontro.

Texto original:  Assessoria de Comunicação CONAQ

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...