07/04/2017

Por Ecam

Curso Guarda-Parque finaliza sua primeira etapa

Curso Guarda-Parque finaliza sua primeira etapa

Neste dia 06 de abril de 2017 teve continuidade o Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências para Gestão Territorial, nas salas de conferência do Hotel Atalanta, em Macapá. Este evento de capacitação vem sendo conduzido desde sábado, dia 01 de abril. O público-alvo é um grupo eclético, composto por pessoas já formadas como guarda-parques, além de gestores de Unidades de Conservação federais e estaduais, técnicos ligados às ciências ambientais, instrutores e colaboradores.

Os assuntos abordados, diferente do curso básico de formação desses profissionais, se focam mais em aspectos ligados à gestão de áreas protegidas, representando assim uma ampliação do horizonte de atuação do guarda-parque e uma imersão em questões estratégicas gerenciais e de planejamento.

A temática abordada neste sexto e penúltimo dia de curso foi uma continuação lógica do que já vinha sido tratado. Após uma rápida retrospectiva do dia anterior, a instrutora Denyse Mello aprofundou a relevância da gestão de conflitos socioambientais e a importância de mediar possíveis diferenças entre atores do meio em que atuamos. Este tema contou com a simulação da mediação de uma situação conflituosa e as diferentes formas de tratar o problema, podendo resultar em maior ou menor sucesso nos resultados da mediação.

1cgp_divulg_vanessa_eyng 1cgp_vanessa_eyng IMG_5028

Em seguida o instrutor Wesley Pacheco deu continuidade à apresentação e emprego do aplicativo ODK – Open Data Kit, uma ferramenta multimídia para coleta e sistematização de dados em levantamentos de campo. Mais uma vez, a instrução foi complementada por um exercício prático, cujos resultados e experiências foram analisados ao final do módulo.

1cgp_divulg_vanessa_eyng 1cgp_vanessa_eyng IMG_5102

A instrutora Ana Gabriela Fontoura abordou questões ligadas ao ecoturismo em áreas protegidas de forma integrada com os outros dois temas do módulo, evidenciando através de exemplos reais a importância desta atividade para a sobrevivência e o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, além dos benefícios relacionados à sensibilidade ambiental do público e a melhoria da conduta ambientalista das pessoas de uma forma geral.

Finalmente o dia foi fechado com o módulo de comunicação, no qual os cursistas, enquanto gestores de áreas protegidas, foram confrontados com a necessidade de se relacionarem com o meio externo através de meios e ferramentas adequadas de comunicação, melhorando sua interatividade e a proximidade com o público.

Estas ações fazem parte do projeto Capacitar para Conservar, que é desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema – AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). O projeto tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Este texto foi produzido pelos cursistas Adriane Formigosa, Christoph Jaster, Edinéia Sacramento e Jackiel Cássio Silva, do grupo Amapari. A produção é resultado de um exercício do Módulo Participação e Comunicação.

 

 

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...