Por Ecam
ECAM faz capacitações com quilombolas no Maranhão e começa trabalhos de Plano de Vida
A equipe da ECAM esteve no Quilombo Frechal em Mirinzal no interior do Maranhão de 2 a 5 deste mês para realizar atividades com moradores de várias comunidades da região.
Os dois primeiros dias de oficinas foram reservados para uma capacitação de vídeos com Allan Portes dos canais Pixel Tutoriais e Musicall. Além de especialista na produção de conteúdo audiovisual, o Youtuber tem mais de 18 milhões de acessos na internet. Com ele, jovens e adultos quilombolas puderam aprender teoria, prática e dicas para a maior plataforma de vídeos do mundo, o youtube. A quilombola Josenilde Pereira Silva do Quilombo Deserto se mostrou empolgada com o que foi ensinado: “Agora vamos fazer um canal para colocar todo tipo de ideias e projetos da nossa comunidade. É uma forma de nos organizarmos e divulgar nossos trabalhos”.
Já no dia 5, foi feita pela manhã a análise dos dados coletados pelas comunidades utilizando o ODK e o Google Terra, duas ferramentas que a ECAM fez a capacitação dos quilombolas no ano passado. No período da tarde, foram apresentados os conceitos e a metodologia do Plano de Vida, que deve ser o próximo passo do trabalho. A proposta é utilizar pesquisas históricas aliadas às informações dos levantamentos atuais feitos com o ODK e o Google Terra para traçar planejamentos estratégicos de futuro. Jhonny Martins, que é da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas e participou de todas as atividades, ressalta a importância do projeto da Equipe de Conservação da Amazônia: “Conhecimento é poder. Quando a ECAM nos proporciona mostrar o que nós sabemos, nós damos visibilidade ao nosso saber tradicional e podemos demonstrar que as comunidades quilombolas também tem muito conhecimento”.