Por Ecam
Ecam participa de 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas
Cincos dias de intensa discussão marcaram 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. Lideranças e parceiros se reuniram em Belém, do dia 22 ao dia 26 de maio de 2017. A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) apoiou o encontro e também participou das atividades.
A parceria da Ecam com comunidades e associações quilombolas ocorre desde 2015. Em 2016, a Ecam acompanhou o primeiro ciclo de oficinas de mulheres, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Esses encontros promoveram o empoderamento feminino e a articulação de política com as comunidades. “Nossa participação aqui em Belém tem o objetivo de fortalecer essa relação que já vem sendo construída. Estamos caminhando junto com o Brasil Quilombola pelo fortalecimento de seu povo e em busca de tecnologias para gestão de seus territórios”, complementa Muryel Arantes, geógrafa da Ecam.
O tema do 5° encontro foi Terra Titulada: Liberdade Conquistada e Nenhum Direito a Menos. Dentro da temática geral, Grupos de Trabalho se debruçaram em discussões sobre Ancestralidade Quilombola, O Papel da Conaq, Territórios, Origens, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Protagonismo de Mulheres Quilombolas, Formação e Gestão, entre outros.
No encontro, a Ecam teve oportunidade de apresentar o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais. “Conversamos com os representantes da Conaq da Amazônia, para apresentar o programa e para viabilizar uma agenda de visita e capacitações para as comunidades. Uma grande necessidade das comunidades quilombolas é de discutir seus planos de gestão territorial e ambiental e ferramentas tecnológicas como o Google Earth e o Open Data Kit podem apoiar essas discussões”, comenta Meline Cabral, geógrafa da Ecam. Durante o encontro foram feitos contatos para iniciar a visita de apresentações e de capacitações nos estados do Amapá, Pará, Tocantins e Maranhão. A primeira visita será no Quilombo Frechal, no Maranhão, no mês de Agosto.
O Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais
Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores nas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios.
Para ampliar o potencial dessa iniciativa, acaba de ser aprovado o projeto Comunidades indígenas e outros Atores Relevantes Melhor Protegem seus Territórios e Outros Recursos Naturais. O projeto terá quatro anos. Teremos oficinas para compartilhar conhecimentos sobre o Google Earth e o Open Data Kit (ODK) e assessoria técnica no uso das ferramentas. O projeto é possível graças ao apoio generoso do povo americano, por meio da USAID. A Ecam realizará o projeto, com a parceria do Google Earth Solidário.