25/11/2016

Por Ecam

Equipe se reúne para modelar novo curso

Equipe se reúne para modelar novo curso

Desde 2006 a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) oferece cursos de formação para guarda-parques no Amapá. O resultado é que o estado já conta com cerca de 300 guarda-parques formados.  Nos anos de 2015 e 2016 mais 81 moradores do entorno ou do interior de Unidades de Conservação (UC) tiveram a oportunidade de passar por esse tipo formação. Foram quatro edições do Curso de Formação de Guarda-Parques, dentro do Projeto Capacitar para Conservar.

Grande parte desse grupo hoje desenvolve ações de conservação ambiental por meio da Associação de Guarda-Parques do Amapá, a AGPA. Para ampliar ainda mais o potencial de atuação desses guarda-parques e também de gestores de UCs do Amapá, uma nova formação vem sendo desenhada. É o Curso Guarda-Parques: intercâmbio de experiências para a Gestão Territorial.

Nos dias 21 e 22 de novembro parceiros do projeto estiveram reunidos para tratar do assunto. Esse grupo representa a instrutoria e a coordenação do curso, que conta com a equipe técnica da Ecam, analistas ambientais do o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), docentes da Universidade de Brasília, gerentes de projetos da WWF e do Imazon, além de consultores independentes. Alguns também são guarda-parques.

Nesses dois dias foram discutidas questões norteadoras e os conteúdos programáticos, que darão os subsídios para a definição do Projeto Pedagógico do Curso. Os conteúdos são voltados para a gestão, organizados em três eixos: Políticas Sociais para a Gestão Territorial; Unidades de Conservação e Ferramentas para a gestão.

O Curso Guarda-Parques é uma iniciativa inovadora e deverá ter sua primeira edição entre março e abril de 2017. O público-alvo é de guarda-parques já formados e gestores, técnicos e analistas de UCs. A seleção levará em conta o conhecimento de cada participante. O objetivo é promover a troca de experiências para a Gestão Territorial visando a construção colaborativa de saberes e o aumento da efetividade das UCs no Amapá.

O projeto Capacitar para Conservar vem sendo realizado desde 2014, e é resultado da parceria da Ecam com o ICMBio, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo na luta pelos direitos humanos

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo...

Oficina promovida pela organização fomentou a eficácia do uso das técnicas de comunicação e engajamento para mobilizar e fortalecer quilombolas....