19/09/2024

Por Ecam

Geo for Good: Ecam destaca valores ecossistêmicos na cadeia do cacau

Geo for Good: Ecam destaca valores ecossistêmicos na cadeia do cacau

Dedicada ao fortalecimento das comunidades tradicionais e também à conservação do meio ambiente há mais de duas décadas, a Ecam foi uma das organizações participantes do Geo for Good 2024. O encontro realizado de 09 a 12 de setembro em São Paulo, mobilizou pessoas do mundo todo, para debater o uso de ferramentas de mapeamento com foco na geração de impactos positivos nos mais diversos biomas. 

O evento que teve como público organizações do setor público, privado, acadêmico, sem fins lucrativos, comunidades locais e povos indígenas, trouxe um programa de palestras voltado à mitigação climática por meio de soluções baseadas na conservação da natureza, com foco no uso do Google Earth Engine e outras ferramentas geoespaciais para a sustentabilidade.

A Ecam integrou as palestras do Talk 3: Biodiversidade e Gestão de Carbono para Mitigação das Mudanças Climáticas, debate que apresentou iniciativas relacionadas a REDD+, tecnologias de remoção e mapeamento do estoque de carbono. Os projetos em destaque no painel contemplaram experiências ligadas à conservação da biodiversidade e conectividade de habitats e rastreamento da integridade da paisagem florestal, modelos integrados à vida selvagem e distribuição de espécies.

A assistente de Sensoriamento Remoto e Pesquisa da Ecam, Larissa Valadão, compartilhou a experiência da organização com o Google Earth Engine frisando como a ferramenta tem auxiliado no reconhecimento de valores ecossistêmicos na cadeia produtiva do cacau, sobretudo no caso do Cabruca, no estado da Bahia.

O cabruca é um sistema agroflorestal de produção, em que o cultivo do cacau é realizado sob a sombra de espécies nativas da floresta original, o que favorece a manutenção da biodiversidade, uma vez que evita a retirada de árvores tradicionais. Essa dinâmica é considerada um modelo sustentável, com resultados tangíveis e positivos na prática. Além do mais, na cadeia produtiva do fruto, o pequeno agricultor tem papel fundamental, haja vista que ao manter as espécies da Mata Atlântica, presta serviços ambientais fundamentais para o ecossistema, como: a purificação do ar, a proteção dos rios, a manutenção de habitats para inúmeras espécies e o armazenamento de carbono. 

A Ecam acredita que quando se reconhece e recompensa o valor desses serviços, há um fortalecimento no ciclo de preservação da floresta favorecendo a geração de emprego e renda de forma racional. A presença e as contribuições significativas no “Geo for Good” demonstram o compromisso contínuo da organização em promover tecnologias que impulsionam a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades tradicionais e do meio ambiente.

Agenda 2030

Ao evidenciar suas iniciativas inovadoras relacionadas ao acesso a créditos de carbono para quilombolas e pequenos agricultores no Brasil, a Ecam enfatiza os princípios e metas da Agenda 2030 da ONU, demonstrado sólido compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) e o Objetivo 15 (Vida Terrestre), entre outros. Além disso, as parcerias estabelecidas com organizações como a USAID e o Google Earth Solidário ressaltam a importância da colaboração multissetorial para alcançar as metas previstas, especialmente no que se refere à redução das desigualdades e à promoção da justiça social ao redor do planeta.

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo na luta pelos direitos humanos

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo...

Oficina promovida pela organização fomentou a eficácia do uso das técnicas de comunicação e engajamento para mobilizar e fortalecer quilombolas....