25/11/2016

Por Ecam

Guarda-parques da APA da Fazendinha promovem ações contínuas

Guarda-parques da APA da Fazendinha promovem ações contínuas

A APA da Fazendinha é uma Unidade de Conservação estadual do Amapá que está bem no meio da região metropolitana de Macapá. Por conta disso, a área vem sofrendo diversas pressões.

Vários moradores da APA são guarda-parques. Eles foram formados em diferentes cursos oferecidos pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e parceiros, desde 2006.  E esse grupo de guarda-parques é muito atuante. Articulando ações com diversos parceiros, a APA sempre recebe ações de educação voltadas para toda a sua comunidade.

Novembro movimentado

O dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data foi oportuna para a realização de uma atividade educacional na APA da Fazendinha. Em grupo, as crianças discutiram tanto questões relacionadas ao respeito racial e ao meio ambiente.

No dia 22 de novembro os guarda-parques também realizaram, em parceria com a Faculdade de Biomedicina, outra ação educativa. Desta vez ela foi relacionada à Saúde.  “O objetivo foi o de conscientizar sobre a importância de manter sua cidade limpa, para evitar doenças como a dengue, a  zica  e chicungunhya”, lembra Sidiane do Nascimento Silva, guarda-parque e moradora da APA da Fazendinha.

Já no dia 26, em parceria com a Universidade Estadual do Amapá (Ueap), mais uma ação de educação ambiental foi realizada.  A ação envolveu cerca de 120 crianças, que participaram de atividades lúdicas, experimentações e brincadeiras.  Para Sidiane, todas as atividades tem o intuito de sensibilizar sobre a importância de preservar o meio ambiente onde vivemos. “Com essas atividades continuas envolvemos a comunidade em prol da APA da Fazendinha. Trabalhando em conjunto podemos encontrar soluções melhores para os problemas que enfrentamos”, conclui a guarda-parque.

Projeto Capacitar para Conservar

Desde 2014 a Ecam vem realizando os Cursos de Formação de Guarda-Parque. Já foram 4 edições, que formaram cerca de 80 guarda-parques. Essas ações são parte do projeto Capacitar para Conservar. Ele é resultado de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...