19/09/2016

Por Ecam

Guarda-parques recém-formados divulgam projeto Capacitar para Conservar

Guarda-parques recém-formados divulgam projeto Capacitar para Conservar

A turma mais recente do Curso de Formação de Guarda-Parques contou com quatro cursistas da Área de Proteção Ambiental da Fazendinha. Eles concluíram o curso em Agosto de 2016 e já estão colocando algumas atividades em prática. As ações integram os recém-formados e os guarda-parques mais experientes.

No dia 17 de setembro o grupo organizou, em parceria com a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA), o evento Guarda- Parques e o Envolvimento com a Comunidade, voltado para os moradores da APA.  O grupo editou um vídeo para apresentar o Curso de Formação de Guarda-Parques, em especial a turma da qual fizeram parte, a Coração do Amapá.

Sidiane do Nascimento Silva, uma das guarda-parques formadas em agosto, lembra que quando saiu do curso teve “um desejo muito grande de incentivar outras pessoas da comunidade a fazerem o mesmo curso. Promovendo esses eventos de incentivo e divulgação, podemos sim conseguir outros jovens para somar conosco, e cuidar da natureza com responsabilidade e amor. Assim as nossas unidades saem ganhando, porque aumenta o número de pessoas que não vão permitir desmatamento, poluição, etc.”.

O principal público da atividade foram as crianças: cerca de 70 participaram, além de jovens e adultos. “Com a mudança no comportamento deles, por meio da educação ambiental, mudaremos esse quadro”, completa Sidiane.

Após o vídeo de apresentação, foram realizadas atividades de pintura com as crianças, e apresentação de hip hop no encerramento. Tudo centrado na importância e na influência que a natureza tem na vida de cada um.

O projeto Capacitar para Conservar

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema – AP) e a AGPA desenvolvem o projeto “Capacitar para Conservar” desde 2014. O objetivo é aprimorar a gestão de Unidades de Conservação por meio da formação de guarda-parques e gestores. Essas ações têm o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pelo projeto já foram realizados três cursos de Formação de Guarda-Parques. Dois em 2015 e um em 2016. O próximo curso deve ocorrer ainda esse ano, em novembro.

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...