Por Ecam
I Simpósio Estadual de Guarda-Parques da APA da Fazendinha começa em Macapá
De 19 a 23 de junho está ocorrendo o I Simpósio Estadual de Guarda-Parques da APA da Fazendinha. O intuito do evento é reunir guarda-parques do estado e profissionais que atuam em projetos de conservação, para a discussão de temas como Manejo de Recursos Naturais Ecoturismo de Base Comunitária, Educação Ambiental e Gestão Participativa.
O Simpósio é uma iniciativa da ONG Crianças que Brilham, e tem apoio da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), da Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Semma-AP). Sidiane do Nascimento Silva, presidente da Crianças que Brilham, lembra que “o objetivo do simpósio é fortalecer o trabalho dos guarda-parques, de uma maneira a incentivá-los a trabalhar com economia solidária, e reunindo com a comunidade para criar possibilidades de atividades com turismo sustentável”.
Essas discussões são fundamentais para a APA da Fazendinha. Essa Área de Proteção Ambiental é uma Unidade de Conservação estadual do Amapá, localizada na região metropolitana de Macapá. Por conta disso, a área vem sofrendo diversas pressões. Para Arlison Kléber, da Ecam, “o Simpósio ajudará a fortalecer a gestão da APA da Fazendinha, trazer mais visibilidade para os guarda-parques e para o turismo sustentável que já ocorre na região”.
No primeiro dia de atividades do Simpósio, Arlison teve a oportunidade de apresentar as atividades de formação de guarda-parques que são oferecidas pela Ecam desde 2006 no estado.
As mais recentes edições do Cursos de Formação de Guarda-Parque ocorreram em 2015 e 2016. Além disso, ocorreu a primeira edição do Curso Guarda-Parque em 2017. Esse novo formato reuniu guarda-parques e gestores públicos para pensarem o planejamento de estratégias de conservação no estado. Essas ações são parte do projeto Capacitar para Conservar, que é resultado de uma parceria da Ecam com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).