17/11/2017

Por Ecam

Inscrições abertas para 2º Curso Guarda-Parque

Inscrições abertas para 2º Curso Guarda-Parque

O Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências para a Gestão Territorial está chegando na sua segunda edição. Inovador, o curso foi pensado em um novo formato e pretende promover a troca de experiências para a Gestão Territorial.

Este curso é voltado para gestores de Unidades de Conservação e guarda-parques já formados, todos com experiência de atuação em ações de conservação. Acreditamos que a ação integrada de atores locais é a fundamental pra a efetividades das iniciativas de conservação.

Fique atento:

As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro de 2017;

O curso ocorrerá de 08 a 16 de dezembro de 2017;

Para mais informações, acesse o Edital.

Saiba mais sobre o projeto Capacitar para Conservar

O Amapá tem 71% de território ocupado por áreas protegidas. Essas áreas incluem Terras Indígenas, Parques Nacionais, Reservas Extrativas, Florestas Nacionais, entre outros. De diferentes formas, cada uma colabora para a conservação dos biomas do estado.

Hoje, a gestão dessas áreas enfrenta diversos desafios. Um deles é a inclusão das comunidades da região nas discussões que buscam por modelos socialmente responsáveis e ecologicamente sustentáveis. Isso é fundamental, já que a existência de áreas protegidas não deve ser entendida como um entrave ao desenvolvimento econômico. Ao contrario, elas estão associadas a outro tipo de desenvolvimento, que faz uso da floresta ao mesmo tempo em que a conserva.

Para colaborar com esse desafio, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema – AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA) desenvolvem o projeto Capacitar para Conservar, cujo objetivo é aprimorar a gestão de Unidades de Conservação por meio da capacitação de guarda-parques e gestores. Essas ações têm o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Pelo projeto já foram realizados quatro cursos de Formação de Guarda-Parques. Além disso, mais dois estão previstos para realização até 2017. Também está prevista a realização de dois Cursos Guarda-Parques, em um novo formato, para avançar nesta experiência de formação e promover a troca de experiências para a Gestão Territorial. Estes cursos serão voltados para gestores de UCs e guarda-parques já formados, todos com experiência de atuação na área.

 

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...