Por Ecam
Inscrições abertas para Curso Guarda-Parque
O projeto Capacitar para Conservar está iniciando uma nova etapa. Em 2017 vamos oferecer uma nova oportunidade de capacitação.
O Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências para a Gestão Territorial foi pensado em um novo formato e pretende promover a troca de experiências para a Gestão Territorial. Este curso é voltado para gestores de Unidades de Conservação e guarda-parques já formados, todos com experiência de atuação em ações de conservação. Acreditamos que a ação integrada de atores locais é a fundamental pra a efetividades das iniciativas de conservação.
As inscrições estão abertas até o dia 17 de março. Para mais informações, acesse 20170302 1600 Edital.
Saiba mais sobre o projeto Capacitar para Conservar
O Amapá tem 71% de território ocupado por áreas protegidas. Essas áreas incluem Terras Indígenas, Parques Nacionais, Reservas Extrativas, Florestas Nacionais, entre outros. De diferentes formas, cada uma colabora para a conservação dos biomas do estado.
Hoje, a gestão dessas áreas enfrenta diversos desafios. Um deles é a inclusão das comunidades da região nas discussões que buscam por modelos socialmente responsáveis e ecologicamente sustentáveis. Isso é fundamental, já que a existência de áreas protegidas não deve ser entendida como um entrave ao desenvolvimento econômico. Ao contrario, elas estão associadas a outro tipo de desenvolvimento, que faz uso da floresta ao mesmo tempo em que a conserva.
Para colaborar com esse desafio, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema – AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA) desenvolvem o projeto Capacitar para Conservar, cujo objetivo é aprimorar a gestão de Unidades de Conservação por meio da capacitação de guarda-parques e gestores. Essas ações têm o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Pelo projeto já foram realizados quatro cursos de Formação de Guarda-Parques. Além disso, mais dois estão previstos para realização até 2017. Também está prevista a realização de dois Cursos Guarda-Parques, em um novo formato, para avançar nesta experiência de formação e promover a troca de experiências para a Gestão Territorial. Estes cursos serão voltados para gestores de UCs e guarda-parques já formados, todos com experiência de atuação na área.