24/03/2022

Por Ecam

Malungu define ações para os próximos dois anos, com o apoio da Ecam

Malungu define ações para os próximos dois anos, com o apoio da Ecam
Imagem: Cristivan Alves/ Malungu

Trabalho em conjunto visa o fortalecimento institucional da Malungu e debate políticas para ações na região metropolitana de Belém e suas regionais. 

Entre os dias 15 e 17 de março, a Ecam Projetos Sociais e Malungu se reuniram para a atualização do planejamento estratégico da organização quilombola, com ações previstas para os próximos dois anos (2022/2023). O encontro aconteceu na Comunidade de Itancoã Miri, município de Acará/PA.

Na ocasião, foram debatidos o fortalecimento institucional e a incidência política da Malungu nos eixos de luta pelo território, além de políticas afirmativas, protocolos de consulta, mapeamento cultural, projetos e captação de recursos. “A parceria entre a Ecam Projetos Sociais e Malungu tem gerado bastantes frutos. Acabamos de realizar o planejamento estratégico que traz para a Malungu a possibilidade de ter ações bem definidas para os próximos anos”, explica o coordenador administrativo da Malungu, Aurélio Borges.

A parceria visa, ainda, fortalecer a relação da Ecam Projetos Sociais com a Malungu na região Metropolitana de Belém e suas regionais; dar maior visibilidade para a organização junto às suas organizações associadas; permitir uma interação entre os coordenadores que moram em outros municípios, aumentando o entendimento sobre os objetivos e metas da organização, entre outras ações.

Imagem: Carlos Régis/Ecam

“Dentro desses planejamento, pudemos elencar o assessoramento jurídico para as comunidades quilombolas e atividades no Baixo Amazonas e em outras regiões do estado do Pará, que a Malungu compõe. Vamos ter isso também como um banco de dados, para fundamentar  as atividades do dia a dia. Então, esse trabalho está sendo muito importante”, antecipa o coordenador.

O encontro contou com a participação de 17 pessoas, entre profissionais das entidades e quilombolas da região. “Agradecemos a parceira da Ecam e de todos os quilombolas que puderam estar conosco, fazendo esse planejamento estratégico acontecer”, finaliza Aurélio Borges, coordenador administrativo da Malungu.

Sobre a Ecam Projetos Sociais

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam, que lida com a implementação de programas e atividades, ao lado de comunidades e grupos locais, promovendo ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento. 

Sobre a Malungu

A Malungu é a organização das comunidades quilombolas do estado do Pará e surge como um dos desdobramentos da luta travada por mulheres e homens quilombolas que desde o final da década de 1980 exigem a garantia de seus direitos territoriais reconhecidos na Constituição Federal Brasileira de 1988. Atualmente, a organização apoia cerca de 230 instituições quilombolas, que representam mais de 500 comunidades.

 

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo na luta pelos direitos humanos

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo...

Oficina promovida pela organização fomentou a eficácia do uso das técnicas de comunicação e engajamento para mobilizar e fortalecer quilombolas....