Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ
É com profunda tristeza e indignação que recebemos a notícia do assassinato brutal da Mãe Bernadete, Yalorixá respeitada e coordenadora nacional da CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas, Bernadete Pacífico. A liderança quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, uma voz destemida em prol dos direitos das populações quilombolas e negras brasileiras, foi vítima de uma violência chocante que reflete a triste realidade que assola diversas comunidades do nosso país.
Mãe Bernadete, como era carinhosamente conhecida, dedicou sua vida à luta pela justiça, igualdade e dignidade das populações quilombolas e negras do Brasil, sobretudo no estado da Bahia. Sua partida deixa um vazio imenso no combate por direitos humanos e pelo fim da discriminação racial. Ela se tornou um símbolo de coragem, resistência e perseverança em meio às adversidades.
Neste momento de profunda dor e pesar, estendemos nossa mais sincera solidariedade à família, aos amigos e aos companheiros de luta de Bernadete. Repudiamos com veemência este ato de violência que buscam silenciar as vozes das populações quilombolas e negras do Brasil e expõem a vulnerabilidade da segurança e demonstram um desrespeito flagrante aos direitos fundamentais das comunidades quilombolas e das religiões de matriz africana. Exigimos que as autoridades competentes conduzam investigações minuciosas e transparentes, visando identificar e responsabilizar os perpetradores desses crimes hediondos. É absolutamente inaceitável que uma liderança que tenha dedicado sua vida a defender os princípios da igualdade e do respeito tenha sido brutalmente arrancada de nosso convívio.
O legado da liderança transcende sua partida física. Sua luta pelos quilombolas, contra a discriminação, o racismo, intolerância religiosa e a marginalização continuarão inspirando as gerações futuras a seguirem em busca de um Brasil mais justo e de igualdade. Comprometemo-nos a honrar sua memória mantendo vivos seus sonhos e projetos.
Neste momento de luto, reafirmamos nosso compromisso em seguir lutando incansavelmente por um país onde todas as pessoas possam viver com dignidade e respeito. A voz e o legado de Bernadete continuarão ecoando sempre!
Que a memória de Mãe Bernadete e Binho do Quilombo nos inspire a seguir adiante, fortalecendo os laços de solidariedade e construindo um futuro no qual a justiça prevaleça e as vozes das comunidades quilombolas ecoem em todo o território nacional.
Pela justiça, pelo respeito, pela memória.
Com pesar e determinação.
Ecam – Equipe de Conservação da Amazônia
Compartilhe
Equipe Ecam
Todos os postsAtuando pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental, a Ecam desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente.