Por Ecam
Planejamento conjunto para as atividades de 2016 na Calha Norte
Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, indígenas e profissionais da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) se reuniram na região do Corredor Karib, no noroeste do estado do Pará. A região também é conhecida por mosaico da Calha Norte. Na área vivem indígenas das etnias Kaxuyanas, Tunayanas, Kahyanas, Wai-wai, Hexkaryana, dentre outras.
A Ecam desenvolve na região um projeto em parceria com as associações indienas AIKATUK, APIM e outros com apoio do Rainforest Fund e Regnskogsföreningen. O projeto tem um componente transversal de fortalecimento do papel das mulheres nas ações das comunidades e das suas associações. São três os eixos de atuação: Gestão e vigilância do território; Fortalecimento das associações indígenas; e Fortalecimento da sociedade civil organizada, dentro dos municípios da região.
Trinta e três participantes estiveram presentes na reunião, que ocorreu na aldeia Santidade. O intuito foi estabelecer, em conjunto, o planejamento das atividades para o ano de 2016.
Edwilson Pordeus Campos, engenheiro ambiental da Ecam, coordenou as atividades. Para ele, o planejamento foi bastante positivo: “O cronograma de atividades para 2016 foi elaborado colaborativamente, com todas as lideranças dos povos que serão atendidos pelo Projeto”.
O planejamento prevê o desenvolvimento das seguintes atividades:
– Reunião anual das Associações (Apim, Aikatuk, Amirmo, CGPH, Aptima e Apiwa);
– Expedições de vigilância;
– Encontro de mulheres indígenas;
– Curso de Noções básicas de gestão de associação;
– Assembleia Geral;
– Elaboração de projetos para diretoria de associações;
– Curso de agentes ambientais.
Avaliando esse prognóstico, Pordeus ressalta que “o curso de agentes ambientais proposto, ao contrário de outros que a Ecam já executou, será baseado em temáticas aprovadas pelas próprias lideranças. Ou seja, as temáticas serão mais aplicadas aos povos atendidos”.
A primeira ação prevista é Reunião Anual das Associações. O evento ocorrerá de 30 de março a 01 de abril, na Aldeia Santidade.
No mapa, a localização das áreas.