Por Ecam
Quarto Curso de Formação de Guarda-Parques concluído
No dia 30 de novembro o quarto Curso de Formação de Guarda-Parques chegou ao final. Foram 20 dias de atividades. Durante o curso a turma, que teve 19 cursistas, pode se familiarizar e discutir temas como Legislação, Resgate e Suporte Básico à Vida e Prevenção e Combate a incêndios.
Também desenvolveram atividades de Educação Ambiental e de Comunicação. Todos os temas voltados para a atuação ampla e em equipe, potencializando o trabalhado do grupo de guarda-parques.
A etapa final do curso aconteceu na Estação Ecológica do Jari. A UC existe desde 1982 e tem sua área dividida entre os estados do Amapá e Pará. Em campo, a turma pôde desenvolver atividades de Monitoramento de Fauna, Manutenção de Trilhas e Estratégias de Vigilância.
Guarda-parques guardiões da floresta
Já no segundo dia os cursistas passaram a chamar a turma de Guardiões da Floresta. Analogia ao cuidado, à conservação e ao respeito à floresta. Daqueles 19 cursistas, cada qual veio com uma experiência diferente em ações de conservação. Alguns mais ligados ao ambiente urbano. Outros moradores de comunidades do interior. Experiências diferentes, trocada a cada momento.
O projeto Capacitar para Conservar
Os Cursos de Formação de Guarda-Parques são partes das ações do projeto Capacitar para Conservar. Quatro edições do curso já foram realizadas, e mais dois cursos serão oferecidos em 2017.
Este projeto é resultado de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).