Por Ecam
Segundo Curso Básico de GPS ocorre em Macapá
O aparelho de GPS é uma ferramenta fundamental para o georreferenciamento. Com o aparelho é possível obter coordenadas precisas para construir sistemas de referências, que pode facilitar a atividade de diversos profissionais. Devido a essa importância, uma parceria entra a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), a Associação de Guarda-parques do Amapá (AGPA), o Corpo de Bombeiros do Amapá e a Fundação Parque Zoobotânico, oferece Cursos Básicos de GPS no Amapá.
A segunda edição do curso ocorreu no sábado, dia seis de fevereiro. Dez participantes do 1° Grupamento de Bombeiro Militar do estado do Amapá receberam instruções básicas para o uso do receptor de GPS. “Precisamos capacitar os nossos efetivos. Trabalhamos muito em área de mata e temos que saber manusear o GPS para entrar nessa região”, ressalta a Tenente Lívia, do Corpo de bombeiros.
Os instrutores foram Arlison Kléber, da Ecam, e Richard Lopes, da AGPA. Para aprender a manusear o aparelho, os cursistas tiveram que localizar objetos a partir de coordenadas geográficas. Segundo Arlison, “a geografia do nosso estado é muito complicada, as áreas são de difícil acesso. O uso de GPS para quem trabalha nesse cenário é muito importante, principalmente para o corpo de bombeiros que atuam com busca e salvamento nessa região”. As atividades ocorreram no Parque Zoobotânico de Macapá.
O Parque – O Parque Zoobotânico de Macapá foi criado em março de 1997 e abrange uma área de 107 hectares. Localizado em Macapá, no Distrito da Fazendinha, a 12 km do centro da capital, contempla três ecossistemas: transição floresta densa, cerrado e ressaca (área alagada, comum na cidade de Macapá). Em 2012, o parque foi transformado em Fundação passando a ser chamado de Parque Municipal Arivaldo Gomes Barreto, ampliando sua atuação como Centro de Pesquisa, figurando na categoria C de Classificação de Zoobotânico. A Fundação tem um projeto elaborado para revitalização e funcionamento do Parque, conforme informações da Embrapa.