13/06/2016

Por Ecam

Trabalho em conjunto: primeiros passos da Frente de Defesa Socioambiental do Amapá

Trabalho em conjunto: primeiros passos da Frente de Defesa Socioambiental do Amapá

O estado da Amapá tem um cenário que merece destaque e deve concentrar esforços nas ações de conservação socioambientais. Cerca de 70% das terras do estado são protegidas por unidades de Conservação (UC). Isso implica em esforços de gestão integrada e construção de propostas eficientes de desenvolvimento sustentável.

Por isso foi criada a Frente de Defesa Socioambiental do Amapá. A partir dessa iniciativa, oito instituições que atuam no estado articularão suas ações. Associação de Guarda Parques do Amapá, Associação de Folclore e Cultura Popular, Sindicato de Guias de Turismo do Amapá, Amapá EcoCamping,  Instituto Mapinguari, Equipe de Conservação da Amazônia e  A Raiz fazem parte da Frente. “A Frente começou a ser formatada pela necessidade de organizar as Instituições que atuam na área ambiental no Estado do Amapá. A primeira reunião foi proposta pelo Instituto Mapinguari e buscou a aproximação das Instituições”, aponta Yuri Silva, diretor de projetos do Instituto Mapinguari.

Para a Ecam, participar dessas articulações é fundamental. A Ecam sempre apoiou ações em parceria, que garantam a conservação do meio ambiente e qualidade de vida das comunidades. “Acreditamos que trabalhar em conjunto fortalece ainda mais o elo de ligação entre homem e natureza. A criação da Frente é muito importante para se discutir ações de proteção e preservação das UCs, do estado, mas não pára por ai. A Ecam considera as ações discutidas e as atividades executadas como ferramentas primordiais para alavancar e destacar as pequenas associações que atuam na área, dando assim mais visibilidades e respeito”, afirma Arlison Kléber, que atua pela Ecam em Macapá.

O primeiro encontro da Frente ocorreu no dia 1º de junho. Foi o primeiro passo para construir um calendário de ações em comum, além da criação de um núcleo de debate e defesa socioambiental. “O principal objetivo da Frente de Defesa Socioambiental do Amapá é manter uma rede de troca de conhecimentos e diálogo entre as instituições para o fortalecimento em conjunto de todos os envolvidos. A atuação já começa forte no território de Macapá e Santana, mas o grupo buscará um canal de diálogo com organizações de todo o Estado do Amapá. Por ser um Estado relativamente pequeno, essa rede é importante para ampliar o fluxo de informações e colaboração entre as organizações sociais”, completa Yuri.

Já no dia 8 de junho uma segunda reunião ocorreu, para organizar grupos de trabalho, propondo uma agenda comum, articulada em rede. Também foi apresentada as bases de um projeto de Limpeza e Educação Ambiental voltado para o Rio Amazonas, Áreas Protegidas e Unidades de Conservação de Macapá e Santana. Em seguida, foi cedida a fala para cada instituição apresentar as atividades que estão envolvidas, com intuito de socializar as agendas.

“As expectativas são as melhores. Acho que a hora é essa para agruparmos um número bem significante de pessoas e parceiros em uma só causa. Acredito também que essas iniciativas são o começo de uma nova fase que só vem agregar coisas boas em prol do natureza”, conclui Arlison.

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo na luta pelos direitos humanos

Capacitação da Ecam destaca comunicação como mecanismo...

Oficina promovida pela organização fomentou a eficácia do uso das técnicas de comunicação e engajamento para mobilizar e fortalecer quilombolas....