18/06/2019

Por Ecam

Oficina em Educomunicação aborda Fotografia em dispositivos móveis na calha Norte do Pará

Oficina em Educomunicação aborda Fotografia em dispositivos móveis na calha Norte do Pará

As oficinas foram realizadas nos municípios de Terra Santa, Faro e Oriximiná no período de 12 a 15 de junho e atraíram um excelente público.

Aproximadamente 100 Jovens, representantes de organizações sociais e conselhos dos municípios de Terra Santa, Faro e Oriximiná participaram no período de 12 a 15 de junho de uma oficina que abordou o tema Fotografia em dispositivos móveis. A oficina faz parte das ações voltadas a Educomunicação que teve início em 2018 e que tem por objetivo promover o fortalecimento institucional das organizações dos três municípios, empoderamento e uso das ferramentas gratuitas da comunicação disponibilizadas na internet (blogs, sites, mídias e redes sociais), fomento e geração de renda.

Entre as oficinas ministradas em Educomunicação estão a produção de texto e roteiro para produção audiovisual, produção e edição de vídeos com aplicativos gratuitos, criação de páginas na web, mídias e redes sociais, marketing digital (Digital influencer) e fotografia em dispositivos móveis. “Nós alcançamos mais de 700 jovens que chegam meio tímidos, que após as oficinas soltam a criatividade, falam sobre temas que são atuais e estão no mundo virtual. Com as oficinas a gente fala também de cidadania, ética, riscos e oportunidades que a internet e as rede social nos disponibiliza”, enfatizou a jornalista Martha Costa, que coordenada das ações em Educomunicação.

Nesta etapa das oficinas o tema trabalhado com os jovens, representantes de organização social e conselhos foi a Fotografia em dispositivos móveis, os aparelhos celulares e smatphone. “A fotografia é um instrumento de comunicação e de fato dialoga com inúmeras vivências. Frisamos nas oficinas esse diálogo que vai além do processo técnico. É importante entendermos a responsabilidade que cada um de nós possui no processo da construção da imagem, e nos dias de hoje é o elemento com um grande diálogo. Fiquei muito feliz com a participação de todos que entenderam que a fotografia vai além do processo técnico e que ela está inserida em tudo que vemos, ouvimos e sentimos”, ressaltou Adrio Denner, presidente do FotoClube Tapajós.

De acordo com o presidente da Ecam, Vasco van Roosmalen, as oficinas fazem parte de uma estratégia desenvolvida pelo Programa Territórios Sustentáveis nos eixos Quilombolas e Capital Social para envolver os jovens no dia a dia das associações, sindicatos, conselhos, grupos e organizações. “Nós já havíamos pensado como envolver os jovens com atividades realizadas pelo Programa Territórios Sustentáveis nos três municípios e a partir de um diagnóstico participativo surgiu a ideia de trabalhar a tecnologia que é algo muito atual e que faz parte da vida deles. Com a Educomunicação a gente conseguiu trazer os jovens a participarem das oficinas e fazer com que eles pensem no bom uso dessas tecnologias”, finalizou o presidente da Ecam.

As oficinas em Educomunicação fazem parte das ações do Programa Territórios Sustentáveis, nos eixos Quilombola e Capital Social e contam com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Usaid em parceria com as Prefeituras Municipais de Terra Santa, Faro e Oriximiná.

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis, acesse a página www.territoriossustentaveis.org.br ou as páginas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e App.

Por: Martha Costa

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...