Por Ecam
Projeto Comunica Quilombo lança cartilha sobre enfrentamento da COVID-19
Material é direcionado para toda a comunidade quilombola e resume atividades desenvolvidas e desafios durante a pandemia.
Já está disponível a cartilha “Enfrentamento da COVID-19 pelas comunidades quilombolas do Amapá e formas de proteger seu quilombo”. O material em formato online, traz uma análise sobre os principais desafios intensificados pela pandemia de Coronavírus nos quilombos do estado e mostra também o trabalho desenvolvido pelo Projeto Comunica Quilombo.
A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Projeto Comunica Quilombo, coordenado pela Ecam e pela Conaq/AP. A ação voltada ao desenvolvimento de conteúdos informativos sobre COVID-19 com foco nas atividades de prevenção e na campanha de vacinação tem apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e SITAWI Finanças do Bem.
Durante a pandemia o número de quilombolas contaminados e mortos pela COVID-19 no estado do Amapá foi muito superior ao de moradores de quilombos de outros estados da federação, conforme apontou um levantamento feito pela Conaq/AP e Ecam. Além do mais, no início da pandemia os quilombos foram excluídos dos planejamentos de estratégias para redução da contaminação e aumento da cobertura vacinal, situação essa que favoreceu o contágio até mesmo em grupos residentes na zona rural. As chamadas fakes news impactam e muito no processo de prevenção, distanciamento e vacinação, fazendo com que muitos quilombolas não se vacinassem.
A cartilha mostra o cotidiano dos quilombos onde várias políticas públicas de direito do cidadão não são executadas de forma prevista, como o acesso à saúde e saneamento básico. Também explica o que é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 742, medida que estabeleceu o reconhecimento do direito às ações específicas para combater a COVID-19 nos quilombos diante da vulnerabilidade social. A publicação traz ainda orientações para as comunidades quilombolas e informa os canais de Ouvidoria dos SUS, que podem ser utilizados para o recebimento de denúncias relacionadas à UBS, como falta de profissional de saúde, atendimento ruim, falta de medicamentos e vacinação.
O conteúdo desenvolvido destaca ainda a participação e o papel dos quilombolas para que o vírus não se espalhe novamente, causando mortes ou impactos. A cartilha foi compartilhada em grupos de WhatsApp utilizados pelas entidades e lideranças do Amapá. A versão online pode ser conferida no link abaixo.
Enfrentamento da COVID-19 pelas comunidades quilombolas do Amapá e formas de proteger seu quilombo
Sobre a NPI EXPAND
A USAID, a Palladium/NPI EXPAND e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Região Amazônica brasileira por meio de parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19. Entre 2020 e 2021, a primeira fase da iniciativa distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. Esta nova fase da está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de COVID-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.”
Sobre a Ecam
A Ecam é uma organização que atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental. Desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente. Atualmente, a Ecam possui projetos com diferentes setores da economia, nacional e internacional, que fazem parte de suas duas principais iniciativas: Ecam Projetos Sociais e Ecam Negócios Sociais.