Mapeamento cultural: o que é e qual o seu propósito

Mapeamento cultural: o que é e qual o seu propósito

Entenda o que é um mapeamento cultural, sua importância para comunidades tradicionais e como é feito. 

O que é o Mapeamento Cultural Colaborativo

Um mapa cultural é um instrumento que tem como objetivo demonstrar aspectos culturais, históricos e costumeiros de um povo e de sua região.  Em outras palavras, essa ferramenta possibilita resgatar e registrar valores que mapas comuns geralmente não apresentam. 

O mapeamento cultural pode ser realizado em diferentes realidades, e seja qual for o lugar e a situação, é fundamental que a comunidade e seus representantes conduzam e participem ativamente de todo o processo, com o apoio de uma equipe técnica e de instituições parceiras. 

Mas vale ressaltar que, antes de dar qualquer passo, é muito que a comunidade tenha e reconheça a necessidade de participar dessa experiência. 

Por que é importante

O mapeamento cultural possibilita à comunidade conhecer mais sobre a sua terra, ancestralidade, tradição e contribui para o fortalecimento da sua identidade cultural. Com o mapa em mãos, ela tem uma visão integrada do território, que poderá apoiar na criação de diretrizes internas de organização, no reconhecimento de demandas importantes e na reivindicação de ações para a melhoria da qualidade de vida.

Por isso, é fundamental a participação direta das comunidades nos processos de coleta, análise, debate e sistematização das informações. E para isso, elas passam previamente por oficinas de capacitação oferecidas pela equipe técnica, geralmente formada por geógrafos, antropólogos e demais especialistas que possa precisar no decorrer do processo. 

Como é feito 

Antes de tudo é importante que a comunidade entenda o trabalho e as formas de participação. Depois, escolherá, junto a equipe técnica, a área a ser pesquisada e o que será representado no mapa. O próximo passo é receber as oficinas de capacitação que auxiliarão na realização do trabalho. 

Todo esse processo faz parte de uma metodologia que possui três etapas. Confira a seguir:

1° Etapa: Coletar informações com os moradores da área de pesquisa e incluir esses elementos nos mapas. 

2° Etapa: Corrigir, junto com a comunidade, as informações já obtidas e coletar as que ainda estejam faltando. Esse processo pode ser realizado mais de uma vez, até que se obtenha um resultado satisfatório.

3° Etapa: Apresentar o resultado do trabalho – o mapa propriamente dito – às autoridades, aos parceiros, à comunidade e suas lideranças e demais interessados. 

Alguns potenciais usos que os mapas culturais colaborativos podem ter para os povos tradicionais: 

 

  1. Projetos de etnodesenvolvimento baseados nos saberes tradicionais; 
  2. Planos de manejo sustentável e autonômicos; 
  3. Documentos para defesa do território, gestão territorial e ambiental; 
  4. Planejamento comunitário em suas relações com o Estado: por exemplo, demanda por projetos de geração de renda ou segurança alimentar; 
  5. Proteção dos conhecimentos tradicionais: registro das formas de uso de recursos naturais conforme os lugares em que ocorrem; 
  6. Educação escolar diferenciada: apoio para produção de material didático e paradidático. 

Experiência com povos indígenas 

Uma das primeiras experiências da Ecam com mapeamento cultural colaborativo foi com os povos indígenas do Parque Indígena do Xingu, quando a Ecam ainda se chamava ACT Brasil – sigla que em inglês significa Equipe de Conservação da Amazônia. 

Essa e outras experiências resultaram no desenvolvimento de uma metodologia viva, adaptável, e na publicação  “Metodologia do Mapeamento Colaborativo”, conteúdo que originou esse blog post. Tenha acesso ao material completo AQUI

Compartilhe

Equipe Ecam
Todos os posts

Atuando pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental, a Ecam desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente.

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Equipe Ecam

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às...

Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ É com profunda tristeza e indignação...

Continuar lendo

Compartilhe

20 anos de Ecam
Equipe Ecam

20 anos de Ecam

Imagem: Vanessa Eyng De uma expedição à Amazônia a mais de 300 territórios e comunidades...

Continuar lendo

Compartilhe

Preservação que nasce da ação
Equipe Ecam

Preservação que nasce da ação

Imagem: Vanessa Eyng A história da Ecam Negócios Sociais mostra que o grande pilar que sustenta um...

Continuar lendo

Compartilhe

Sai o desmatamento, entram os benefícios na fazenda
Equipe Ecam

Sai o desmatamento, entram os benefícios...

Projeto Pecuária Sustentável muda a forma de se planejar e executar a atividade, gerando ganhos...

Continuar lendo

Compartilhe