16/11/2022

Por Ecam

COP 27: Lideranças quilombolas falam sobre agricultura familiar em evento mundial

COP 27: Lideranças quilombolas falam sobre agricultura familiar em evento mundial

Resistência, racismo institucional e preservação ambiental foram alguns dos destaques.

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) marcou presença na primeira semana da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), realizada em Sharm El- Sheikh, Egito. O evento é o mais importante sobre o tema das mudanças climáticas, e um dos principais objetivos da Conaq é justamente “ascender à pauta Quilombola na agenda climática”.

A organização levantou questões sobre o papel das comunidades quilombolas na mitigação das mudanças climáticas, assim como a ausência de reconhecimento que acaba gerando inúmeros desafios. “Nossas práticas agroecológicas estão conectadas com nossos conhecimentos tradicionais. Nós respeitamos os ciclos da natureza, e não as demandas do mercado, e garantimos a soberania alimentar nas nossas comunidades […] Enfrentamos ainda muitos desafios para sermos reconhecidos como produtores rurais. O principal é o racismo institucional e a negação de oportunidades e condições para podermos fazer nossa produção chegar aos grandes centros, afirmou a liderança quilombola Jhonny Martins, no painel Cooperação Sul-Sul: comunidades negras de produtores agroecológicos através do Oceano Atlântico.

Já em outra oportunidade, a CONAQ ressaltou a agricultura familiar quilombola como um modelo viável de produção de alimento para o Brasil e para o mundo. Isso porque nos últimos anos, tem trabalhado junto à Ecam na produção de um diagnóstico sobre a Agricultura Familiar Quilombola nos biomas da Amazônia, Caatinga e Cerrado, levantando dados sobre a importância da atividade para a segurança alimentar nos quilombos e para a produção de alimentos no Brasil. 

“Nós nos debruçamos e fizemos um diagnóstico, que você pode ver nas nossas redes, nos nossos materiais, para dizer que a maior produção de alimento está nos nossos quilombos [..] Os governantes precisam ouvir o povo que mora na terra em todos os biomas, de todo o planeta. Não há negociação para mudanças climáticas sem as comunidades quilombolas. É isso o que viemos fazer aqui”, destaca Kátia Penha, Coordenadora na CONAQ.

O Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, citado pela coordenadora,  encontra-se, atualmente, disponível no site da CONAQ e Ecam. São mais de 30 publicações envolvendo políticas públicas relevantes para as comunidades quilombolas, cartilha de como acessá-la, mapeamentos de instituições que apoiam e atuam com a agricultura familiar quilombola, entre outros levantamentos. 

 

Sobre a CONAQ

A Coordenação Nacional de Quilombos (CONAQ) foi criada em 1996, como uma organização nacional sem fins lucrativos que representa a grande maioria das comunidades quilombolas do Brasil. Está presente em todos os biomas e em 24 estados brasileiros.

O objetivo da CONAQ é lutar para garantir o uso coletivo e comum do território; lutar pela implementação de projetos de desenvolvimento sustentável; para a implementação de políticas públicas, considerando a organização das comunidades quilombolas; pela defesa da educação quilombola; pelo protagonismo e autonomia das mulheres quilombolas; pela permanência da juventude nos quilombos; para a proteção da natureza, do meio ambiente e da biodiversidade.

Sobre a Ecam 

A Ecam é uma organização que atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental. Desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente. Atualmente, a Ecam possui projetos com diferentes setores da economia, nacional e internacional, que fazem parte de suas duas principais iniciativas: Ecam Projetos Sociais e Ecam Negócios Sociais.

Foto: Divulgação CONAQ

 

 

 

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...