16/08/2021

Por Ecam

Ecam Negócios Sociais conclui ciclo de trabalho junto à PPA Solidariedade

Ecam Negócios Sociais conclui ciclo de trabalho junto à PPA Solidariedade
Foto: banco de imagens Ecam/PPA Solidariedade

A parceria nasceu para combater os impactos da Covid-19 na região amazônica

Após um ano de trabalho, a Ecam Negócios Sociais conclui o ciclo de atividades ao lado da iniciativa PPA Solidariedade. Desde o início da pandemia, a Ecam Negócios Sociais realiza ações de enfrentamento à Covid-19 na região amazônica junto a parceiros de diferentes setores da economia. Entre suas ações está a parceria com a iniciativa, firmada no segundo semestre de 2020.

Nessa parceria, a Ecam Negócios Sociais atuava como implementadora de ações propostas em conjunto com a iniciativa privada. Ao longo de sua atuação, a organização desenvolveu ações de planejamento, gestão e execução de atividades, especificamente para Belterra, Mojuí dos Campos, Santarém e Abaetetuba, nos estados do Pará, Porto Velho, capital do estado de Rondônia, além de ações emergenciais voltadas às comunidades em situação de vulnerabilidade no estado do Amapá.

Segundo Fábio Rodrigues, coordenador de projetos da Ecam, as atividades desenvolvidas foram divididas em linhas estratégicas de atuação, com destaque à entrega de insumos hospitalares, como máquinas e materiais para proteção individual dos profissionais de linha de frente das unidades de saúde. “Os materiais foram, em sua maioria, destinados a unidades com atendimento regional, como Santarém, que atende grande parte dos municípios vizinhos, e à unidade de Porto Velho, referência no atendimento a pessoas com COVID-19 na região”, comentou Fábio.


Foto: banco de imagens Ecam/PPA Solidariedade

Outra frente de trabalho foi a proposição de auxílio emergencial para comunidades que se encontravam em situação de intensa vulnerabilidade social. As ações apoiaram mais de 1.500 mil famílias só no estado do Pará, com cestas básicas, kits de higiene e materiais informativos. Além disso, foram desenvolvidas campanhas de conscientização, veiculadas em alguns dos principais meios de comunicação dos três municípios. E com a extensão das atividades para o estado do Amapá, as ações apoiaram cerca de 60 comunidades quilombolas.

“A parceria entre a iniciativa PPA Solidariedade e o setor privado trouxe uma grande oportunidade de impactar positivamente os territórios e trazer suporte às estruturas já tão sobrecarregadas por conta da COVID e do arrefecimento da economia local. É uma grande satisfação trabalhar por esses territórios e propiciar o acesso a itens que, mesmo básicos, fazem toda diferença na qualidade e na quantidade de serviços a serem executados junto à população vulnerável dos municípios”, complementa Fábio Rodrigues.

Foto: banco de imagens Ecam/PPA Solidariedade

Entendendo os impactos que a situação da pandemia da COVID-19 proporcionou nas atividades produtivas com características da agricultura familiar, a ECAM NS, em atendimento à iniciativa PPA Solidariedade, realizou um diagnóstico situacional para analisar as dificuldades e potencialidades da comercialização dos produtos dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, e assim propor ações específicas de promoção da agricultura familiar.


Foto: banco de imagens Ecam/PPA Solidariedade

“Pensando em apoiar as famílias em suas atividades produtivas, foram realizados investimentos no valor de 150 mil reais a três cooperativas, sendo R$ 50 mil para cada uma, visando o incremento do capital de giro e redução dos impactos da pandemia em seus negócios. Estima-se que o investimento pode alterar a dinâmica produtiva de pelo menos 500 associados dessas organizações”, finaliza Fábio Rodrigues, coordenador de projetos da Ecam.

Com o cumprimento de mais esse ciclo de trabalho, a Ecam Negócios Sociais segue agora acompanhando as ações realizadas nos municípios e dando continuidade a outros projetos dentro e fora da região. Saiba mais em: ecam.org.br

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19.

A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus; Promover medidas de prevenção e controle de infecções em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a Covid-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.
Sobre a Ecam Negócios Sociais

A Ecam Negócios Sociais é uma iniciativa da Ecam que atua em atividade e projetos estratégicos em parceria com setor privado, na implementação de modelos de mecanismos financeiros e no desenvolvimento de boas práticas que potencializam resultados de investimentos sociais. Para ajudar a combater a pandemia de Covid-19 a Ecam NS tem estabelecido parcerias, principalmente com a iniciativa privada, para o desenvolvimento de projetos de atendimento emergencial.

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...