25/03/2021

Por Ecam

Ecam, por meio do projeto PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, doa equipamentos de saúde ao Hospital Regional do Baixo Amazonas

Ecam, por meio do projeto PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, doa equipamentos de saúde ao Hospital Regional do Baixo Amazonas

A unidade é referência no atendimento de alta complexidade para Santarém e mais 21 municípios e que durante a pandemia passou a dar suporte no enfrentamento e atendimento dos pacientes com Covid-19.

 “Essa máquina, que é uma coisa eletrônica, fria, mas pra gente representa salvação de vida”. A citação é do médico nefrologista Emanuel Espósito, que todos os dias vive o dilema de dar o mínimo de conforto a pacientes renais crônicos dentro do maior hospital público da região Oeste do Pará, em pleno coração da Amazônia.

A fala emocionada surgiu no exato momento em que a equipe da PPA Solidariedade realizava, em março, a entrega de duas máquinas de hemodiálise ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, unidade que atende Santarém e mais 21 municípios e que durante a pandemia passou a dar suporte no enfrentamento e atendimento dos pacientes com covid-19.

A PPA Solidariedade, em parceria com a Cargill, reúne esforços para mitigar os impactos da pandemia na região Amazônica. As doações ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) são fruto de um diagnóstico participativo realizado junto ao Governo do Estado por meio da 9ª Regional de Saúde, Centro Regional de Governo e HRBA que apontou para as doações dos equipamentos prioritários à assistência médica.

Durante esse processo de diagnóstico foram identificados os equipamentos chave no tratamento dos pacientes com a Covid-19 na região. Além disso, levou-se em consideração os equipamentos que são considerados estruturantes na unidade por darem capacidade para o HRBA operar em tempos de crise, mas também fora dela.

A doação das duas máquinas de hemodiálise, de três aparelhos bipaps (respiradores artificiais), um ultrassom completo e dois reprocessadores dialisadores (usado como parte do processo de hemodiálise), pela Ecam, no âmbito do projeto PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, trouxe esperança em um dos momentos mais difíceis dessa crise sanitária mundial, quando as unidades de saúde começaram a entrar em colapso pelo crescente números de infectados.

“Nós estamos fazendo o enfrentamento da pandemia na região, servindo como escudo inclusive para que a pandemia não afete outras regiões do Pará e do país, já que os nossos irmãos amazonenses estão com essa dificuldade e a nossa região acaba dando um anteparo em estrutura para eles e também para os municípios que ficam no limite com o Pará”, enfatizou Hebert Moreschi, diretor do HRBA, que atua com 96 leitos exclusivos para atendimentos a pacientes infectados com a Covid-19.

Segundo o nefrologista Emanuel Espósito, o HRBA realizava de 4 a 5 sessões de hemodiálise por dia em pacientes internados na unidade de tratamento intensiva. Durante a pandemia, a quantidade saltou para uma média entre 24 e 25 sessões diárias. Em um dia cada máquina atende até quatro pacientes em terapia renal. Ao longo da semana essa máquina terá realizado o atendimento de 28 pacientes, em um mês essa conta passa para 112 pacientes com insuficiência renal crônica ou aguda atendidos dentro da unidade hospitalar. A doação das máquinas vai possibilitar o atendimento da demanda.

Buscar dar conforto e minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus e apoiar o enfrentamento no interior da Amazônia são as premissas dos parceiros, que desde o segundo semestre de 2020 deu início ao projeto e passou a apoiar ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19 na região metropolitana de Santarém, na qual estão inseridos os municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. “A Cargill está empenhada em ajudar as regiões onde vivem e trabalham os nossos funcionários no enfrentamento a pandemia. Buscamos alternativas e parcerias que somadas aos nossos esforços possam contribuir na mitigação dos impactos e, fazer a diferença nas vidas das pessoas”, afirma Flávia Tayama, Líder de Responsabilidade Corporativa e Diretora da Fundação Cargill

Dentro das ações estratégicas estão campanhas de comunicação com veiculação de spots em rádios locais e distribuição de folders informativos quanto a prevenção da Covid-19, realização de ajuda humanitária por meio da doação de aproximadamente 3 mil cestas básicas a famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, doação de equipamentos de saúde para unidades hospitalares e apoio ao fortalecimento institucional de cooperativas que atuam na agricultura familiar na região metropolitana de Santarém.

 

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19. Na Amazônia, a Cargill é parceira da iniciativa.

A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus9; Promover medidas de prevenção e controle de infecções em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a Covid-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.

 

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar o propósito corporativo de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar.

Combinando 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a Empresa está presente em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.

Para mais informações, acesse www.cargill.com.br ou nossa área de imprensa.

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...