21/03/2023

Por Ecam

Mentorias do Projeto Comunica Quilombo contam com consultoria de quilombolas que atuam na área da saúde

Mentorias do Projeto Comunica Quilombo contam com consultoria de quilombolas que atuam na área da saúde
As mentorias buscam promover a autonomia de três quilombolas do Amapá na produção de peças publicitárias para conscientizar sobre os riscos da COVID-19 nos territórios.
As atividades fazem parte do Projeto Comunica Quilombo, uma parceria entre Ecam, CONAQ, USAID, NPI EXPAND e SITAWI. 

Além dos 3 mentorados, João Salles, Mariléia Maciel e Luiz Felipe, os encontros contam com a consultoria da liderança quilombola Marcos Siqueira, que tem acompanhado de perto a vacinação nas comunidades quilombolas do Amapá. A liderança trabalha há mais de 30 anos com comunidades quilombolas e sociedade em geral, através de projetos sociais.

Siqueira conta que durante a pandemia foi convidado pela Núbia Quilombola, coordenadora da CONAQ/AP,  para ser voluntário nas ações de vacinação quilombola. Sua função era ir em cada comunidade, identificar quantas pessoas precisavam ser vacinadas e buscar apoios para que a vacinação fosse efetiva. 

No período extremo da pandemia, foi responsável pela vacinação no Distrito do Coração (Macapá-AP), incluindo as comunidades quilombolas de São José do Matapi, São João, Vila do Valdemar, Lago do Arco, Lagoa dos Índios, Lagoa de Fora, além de outros territórios quilombolas.“Foram vacinadas mais de 400 pessoas negras e ou quilombolas, tanto do Amapá como do Pará.  Pra gente foi um ganho muito grande”, destaca Siqueira.

Além de participar do processo de vacinação, Siqueira diz que apoiava, como podia, na divulgação de informações sobre a COVID-19 em grupos onlines, formados por quilombolas. Um dos principais desafios apontados pela liderança foi o desencontro de informações.

“Não houve nenhuma distribuição de material publicitário nas comunidades referente a COVID-19. Nós tínhamos muitas informações pelas redes sociais, então, quando víamos alguma postagem, compartilhávamos nos grupos. A principal fonte de informação eram e são as lideranças […]. Então, acredito que, com o projeto, eu vou ajudar bastante a comunidade a produzir e divulgar informações corretas”.

Agora, nas mentorias, o papel de Siqueira tem sido contribuir com toda a sua experiência no trabalho social, em especial durante a vacinação quilombola, para apoiar os três mentorados a produzirem uma campanha específica para a população sobre os riscos da COVID-19. 

Comunicação direcionada à realidade quilombola

Uma das mentoradas do Projeto, Marileia Maciel, quilombola e jornalista, reforça que a ausência de uma comunicação específica não chamou a atenção do público quilombola durante a pandemia, mas que o projeto vai promover o que não foi feito antes.

“Olha, eu acho que vai facilitar muito, porque a gente vai falar diretamente com as comunidades, com uma linguagem adequada à nossa realidade. Esse material está sendo feito pelas pessoas que moram no Amapá, que sabem qual a realidade, que sabem como chamar a atenção e quais materiais precisarão ser trabalhados, finaliza Maciel. 

O Projeto Comunica Quilombo é realizado pela Ecam, CONAQ, CONAQ/AP, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e a SITAWI (Finanças do Bem). Juntas, as instituições se uniram para alavancar soluções escaláveis e inovadoras como resposta a emergências à pandemia de COVID-19.

Sobre a NPI EXPAND

A USAID, a NPI EXPAND e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Região Amazônica brasileira por meio de parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a  emergências e combate a COVID-19. Entre 2020 e 2021, a primeira fase da iniciativa distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. Esta nova fase da está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de COVID-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.”

Sobre a Ecam 

A Ecam é uma organização que atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental. Desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente. Atualmente, a Ecam possui projetos com diferentes setores da economia, nacional e internacional, que fazem parte de suas duas principais iniciativas: Ecam Projetos Sociais e Ecam Negócios Sociais.

 

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...