18/06/2021

Por Ecam

PPA Solidariedade doa equipamentos para enfrentamento às sequelas da Covid-19 na região metropolitana de Santarém

PPA Solidariedade doa equipamentos para enfrentamento às sequelas da Covid-19 na região metropolitana de Santarém

Os equipamentos vão contribuir na reabilitação de pessoas acometidas pela Covid-19 que ficaram com sequelas respiratórias, cardiopulmonares, musculoesqueléticas, equilíbrio e coordenação motora, entre outras

Possibilitar a plena recuperação às pessoas que venceram a luta contra a Covid-19, este foi o objetivo de uma ação da Ecam Negócios Sociais, por meio da iniciativa PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, que doou neste mês de maio equipamentos que serão utilizados nos ambulatórios de fisioterapia e academias de Saúde nos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.

Ao todo foram doados equipamentos para compor seis centros de reabilitação, entre eles, anéis de pilates, bolas lisas, bolas espinhos, discos de equilíbrio, rolo de massagem, faixas elásticas, estufamentos ladder barrel, folhas de tatame, colchonetes, bicicletas ergométricas, esteiras elétricas, macas dobráveis, escadas de ferro, biombos e caixas de som.

Em Santarém, quatro academias serão implantadas em bairros periféricos do município e deverão descentralizar os atendimentos hoje realizados na Unidade Descentralizada Paulo Freire, no bairro Aeroporto Velho. “O município de Santarém está recebendo vários equipamentos que atenderão serviços multiprofissionais de reabilitação e psicossocial para pacientes pós-covid que mesmo após o período de quarentena da doença apresentam algum tipo de sequela”, ressaltou a secretária de Saúde Santarém, Vânia Portela após citar que as academias de Saúde serão implantadas nos bairros Conquista, Diamantino, Jaderlândia e no Residencial Salvação.

Entre os serviços oferecidos em Santarém estão reabilitação respiratória, pilates, treinamento funcional e fortalecimento muscular. “Nós instalamos na unidade descentralizada esse serviço de fisioterapia e também psicossocial, e a partir daí a gente pensou em mudar a dinâmica deste trabalho levando para as Academias de Saúde onde a gente vai conseguir atingir um número maior de pessoas”, informou o enfermeiro Lauro Corrêa que está na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 e elaborou o projeto para dentro das Academias de Saúde, equipamentos públicos que realizarão o atendimento pós covid-19 já a partir do mês de junho.

Em Belterra o Ambulatório de Reabilitação pós Covid-19 irá funcionar dentro do Hospital Municipal Dr. Ivaldo Moraes já a partir do mês de junho. “Estes equipamentos são de suma importância para os pacientes que estão em recuperação da Covid-19, são pacientes acometidos de graves problemas respiratórios que necessitam passar após a internação por fisioterapia não só respiratória como motora”, ressaltou o prefeito Jociclelio Macedo, que também é médico e está na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

Já em Mojuí dos Campos, a doação dos equipamentos promete desafogar a fila de espera de pacientes que necessitam de fisioterapia e que antes, sem uma unidade especializada, eram encaminhados para Santarém. “O Ambulatório vai atender pessoas que sofreram com a Covid-19 e precisam se restabelecer, vai nos ajudar também em pessoas que enfrentam problemas cardíacos, físicos e respiratórios. O ambulatório irá funcionar na nossa Unidade Básica de Saúde em Mojuí dos Campos de segunda a sexta-feira seguindo às recomendações médicas”, declarou o prefeito após descerrar a faixa de inauguração do Ambulatório.

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19. Na Amazônia, a Cargill é parceira da iniciativa e a Ecam Negócios Sociais é a implementadora.

A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus; Promover medidas de prevenção e controle de infecções em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a Covid-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar o propósito corporativo de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar.

Combinando 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a Empresa está presente em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.

Para mais informações, acesse www.cargill.com.br ou nossa área de imprensa.

Ecam realiza evento de encerramento de mais uma etapa dos programas Novas Tecnologias e Compartilhando Mundos

Ecam realiza evento de encerramento de mais uma etapa dos...

Programas apoiaram mais de 200 comunidades tradicionais da Amazônia Legal em levantamentos e análises de dados socioeconômicos No próximo dia 2,...

Educomunicação: Projeto que alia inclusão digital e ferramentas de comunicação para comunidades entra em nova fase

Educomunicação: Projeto que alia inclusão digital e...

Projeto entra em fase de expansão com a retomada das atividades, com todas as medidas de segurança contra a covid-19, nas comunidade e abertura para...

Estamos contratando empresa para realização de oficinas de empreendedorismo digital

Estamos contratando empresa para realização de oficinas de...

A Ecam abre processo seletivo para contratação de prestação de serviço de desenvolvimento e facilitação de oficina presenciais para comunidades...

Ecam conclui processo de transição como implementadora do Programa Territórios Sustentáveis (PTS)

Ecam conclui processo de transição como implementadora do...

Após seis anos de atuação, a Ecam conclui ciclo de suas atividades no Programa Territórios Sustentáveis e finaliza processo de transição no...