29/07/2019

Por Fernanda Costa

Após aprovar projeto, associação em Oriximiná inicia construção de horta comunitária.

Após aprovar projeto, associação em Oriximiná inicia construção de horta comunitária.

A associação de Mulheres Ecumênicas em Oriximiná foi criada para apoiar mulheres que sofrem todos os tipos de violência.

“A História da horta comunitária é uma luta de muito tempo e com apoio do Territórios Sustentável hoje esse sonho está sendo realizado e a gente está muito feliz”, a fala é da presidente da Associação de Mulheres Ecumênicas do Município de Oriximiná (Amecu), Cleonildes Cardoso Andrade, que hoje sente orgulho em ter aprovado um projeto no valor de R$ 10 mil reais, no edital 2018/2019 do Instituto Juruti Sustentável para construção de horta comunitária no bairro de São Lázaro.

O Projeto, com prazo de execução de 12 meses, foi inscrito final de 2018 e contou com apoio do Programa Territórios Sustentáveis, por meio do Eixo Capital Social, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), que apoiou na elaboração do projeto que foi submetido a análise e teve o primeiro repasse do recurso liberado no primeiro semestre de 2019. O programa territórios Sustentáveis é uma iniciativa que conta com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e parceria da Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Hoje o projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que realiza o apoio técnico às 20 famílias atendidas pela Amecu. “Nós estamos alinhando algumas situações, tomando parte do corpo do projeto no que diz respeito a orçamento, cronograma, e o que eu conversei com eles é que produzir hortaliças é muito fácil, isso sem contar a questão da qualidade de vida já que eles estarão produzindo alimentos que eles sabem a procedência, então serão hortaliças livre de agrotóxicos que venha prejudicar a saúde”, ressaltou Eder Maia, coordenador da Emater Oriximiná.

Outro parceiro importante do projeto é a Escola Estadual de Ensino Tecnológico do Estado do Pará (EETEPA), que acredita que o Projeto Horta é muito mais que uma oportunidade de resolução de problemas ambientais. “Antes aqui era um local onde era descartado lixo de maneira incorreta e agora a mesma área será destinada para uma horta comunitária que além da melhoria da qualidade de vida terá a geração de renda e só em ver as famílias todas reunidas, felizes por participar do projeto pensando no futuro produzir seu próprio alimento e garantir renda para elas isso já nos mostra a importância desse projeto”, enfatizou a engenheira ambiental Thaiane Vinente, professora do EETEPA.

Ao todo foram realizados quatro mutirões de limpeza no terreno que dará lugar ao canteiro da horta comunitária. “Hoje foi o ponto crucial que reuniu Emater, EETEPA, Ecam, e todos os associados da Amecu para dar início ao projeto horta, aqui foram feitas as divisões do terreno e pensado como será a distribuição dos canteiros. Ao todo serão 20 canteiros, dez de cada lado e serão plantadas hortaliças, leguminosas e ervas medicinais”, frisou Glauciane Lopes, técnica social trainee da Ecam que acompanha o projeto no escritório em Oriximiná.

Por: Martha Costa

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...