10/07/2019

Por Fernanda Costa

Associação na área rural de Terra Santa busca fortalecimento institucional para lutar pela preservação do lago Abaocu

Associação na área rural de Terra Santa busca fortalecimento institucional para lutar pela preservação do lago Abaocu

A ACOPALA é uma associação de agricultores familiares da área rural de Terra Santa (PA) que luta pela preservação ambiental do lago Abaocu contra a pesca desordenada.

Os moradores das comunidades de Jauaruna e Capote, na área rural de Terra Santa (PA), que sobrevivem da agricultura familiar estão dando exemplo no que diz respeito a buscar o fortalecimento institucional da Acopala (Associação Comunitária de Preservação Ambiental do Lago do Abaocu) e no início dessa semana (07 de julho) realizaram uma reunião para tratar da elaboração de um plano emergencial que estabelecerá entre outras ações um documento que reforce o acordo de pesca já estabelecido nas comunidades.

Segundo a técnica do eixo Capital Social, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia, no Programa Territórios Sustentáveis, Heloisa Cardoso, a reunião foi proposta pelos representantes das comunidades com objetivo de buscar o fortalecimento institucional da Associação, que foi criada em 1999, com o objetivo de lutar pela preservação de uma das maiores riquezas das comunidades de Jauaruna e Capote. “Eles solicitaram nosso apoio para a construção de ações que promovam o fortalecimento institucional da Acopala e para que juntos construíssemos um documento que elencasse propostas de soluções para os desafios já vivenciados por eles”, frisou a técnica social.

Durante a reunião foram debatidos temas como: recadastramento dos associados, dinâmica em grupo sobre propostas para revisão estatutária, análise da linha tempo da associação com desafios/dificuldades, avanços/conquistas além da elaboração do plano emergencial.

As assessorias técnicas fazem parte das ações do Eixo Capital Social do Programa Territórios Sustentáveis que conta com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte e parceria da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e tem por objetivo trabalhar empoderamento, apoio a elaboração de projetos para captação de recursos e o fortalecimento das organizações sociais e conselhos da região da Calha Norte, mais especificamente nos municípios de Terra Santa, Faro e Oriximiná.

Ficou curioso com essa iniciativa, quer saber mais? Acesse o site www.territoriossustentaveis.org.br, baixe o App ou se liga nas nossas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e no nosso Canal no YouTube.

Por: Martha Costa

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...