27/08/2018

Por Ecam

Comunidades Quilombolas de Rondônia já se preparam para receber o curso Novas Tecnologias

Comunidades Quilombolas de Rondônia já se preparam para receber o curso Novas Tecnologias

Fruto de uma parceria entre a CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) com a ONG ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia) e a empresa Google por meio do programa Google Earth Solidário, o programa Novas Tecnologias (Compartilhando Mundos) vem sendo posto em prática em várias comunidades quilombolas do Brasil, especialmente as comunidades situadas na região amazônica.

O programa é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional- USAID, e até o momento já atingiu mais de 150 jovens quilombolas provenientes de diversas comunidades.

Jovens quilombolas Kalunga-GO durante a oficina Novas Tecnologias. Foto: Ana Carolina Fernandes

Possibilidades de aplicação

A formação Novas Tecnologias consiste em um intensivo de oficinas de capacitação nas ferramentas Open Data Kit-ODK e Google Earth (o Google Terra). Ambas as ferramentas são desenvolvidas pela Google e, quando aplicadas de forma aliada, podem ser muito eficientes para as comunidades quilombolas no conhecimento detalhado de suas comunidades e gestão de seus territórios.

A ferramenta ODK é um “kit”, um conjunto de ferramentas que permite levantamentos quantitativos e qualitativos de informações como dados socioeconômicos, levantamentos de espécies, dados produtivos, etc. Através deste programa, que funciona em celulares android, é possível que se apliquem questionários diversos, sejam enviadas fotografias e pontos de GPS os quais as comunidades tenham interesse pelo registro.

Já o Google Terra, possibilita as comunidades viajarem pelo globo e realizarem pelo computador, mapeamentos de qualquer área inserindo informações e detalhamentos que forem de seu interesse sobre os territórios mapeados. Também podem ser incluídos nos mapeamentos feitos pelo Google Terra fotografias, vídeos, textos e até mesmo links que façam referência às localidades mapeadas.

Várias comunidades que receberam a formação em ODK e Google Terra já estão realizando as pesquisas e mapeamentos em seus territórios. Com estas informações poderão desenvolver diferentes projetos que auxiliem na garantia da qualidade de vida de cada comunidade, dentro de suas realidades e anseios.

Rondônia

A oficina Novas Tecnologias em Rondônia acontecerá entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, no território quilombola Santo Antônio do Guaporé. Espera-se que um total de 30 jovens recebam a formação de capacitação nas ferramentas ODK e Google Terra.

Os jovens participantes da oficina pertencem a diferentes comunidades quilombolas do Estado de Rondônia, dentre elas: Pedras Negras, Forte Príncipe da Beira, Rolim de Moura do Guaporé, Laranjeiras, Jesus Santa Fé, Santa Cruz, Santa Fé, Tarumã e Santo Antônio do Guaporé.

A CONAQ estará presente nesta formação com alguns coordenadores nacionais do movimento quilombola. Aguardamos todas e todos companheiros quilombolas para mais um encontro.

Texto original:  Assessoria de Comunicação CONAQ

União de forças no setor privado para o desenvolvimento sustentável na Amazônia

União de forças no setor privado para o desenvolvimento...

Os desafios e oportunidades para a ação empresarial em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia formaram o mote que reuniu em Belém, na...

Intercâmbio entre povos indígenas Wai Wai e Baniwa sobre a cultura, produção e comercialização da pimenta em pó

Intercâmbio entre povos indígenas Wai Wai e Baniwa sobre a...

Um intercâmbio promovido por entidades que atuam na Amazônia aproximou indígenas da Wai Wai do povo Baniwa, para conhecer as etapas de produção e...

ECAM contrata profissional ou empresa especializada em análise de dados.

ECAM contrata profissional ou empresa especializada em...

ECAM contrata profissional ou empresa com expertise e experiência comprovada em análise e sistematização de dados, bem como experiência em...

Em busca de direitos, quilombolas se preparam para vestibular especial

Em busca de direitos, quilombolas se preparam para...

A iniciativa do cursinho preparatório quilombola surgiu em 2015 de forma voluntária e hoje faz parte do processo institucional da Ufopa. No final do...