01/03/2016

Por Ecam

Planejamento conjunto para as atividades de 2016 na Calha Norte

Planejamento conjunto para as atividades de 2016 na Calha Norte

Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, indígenas e profissionais da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) se reuniram na região do Corredor Karib, no noroeste do estado do Pará. A região também é conhecida por mosaico da Calha Norte. Na área vivem indígenas das etnias Kaxuyanas, Tunayanas, Kahyanas, Wai-wai, Hexkaryana, dentre outras.

A Ecam desenvolve na região um projeto em parceria com as associações indienas AIKATUK, APIM e outros com apoio do Rainforest Fund e  Regnskogsföreningen.  O projeto tem um componente transversal de fortalecimento do papel das mulheres nas ações das comunidades e das suas associações. São três os eixos de atuação: Gestão e vigilância do território; Fortalecimento das associações indígenas; e Fortalecimento da sociedade civil organizada, dentro dos municípios da região.

Trinta e três participantes estiveram presentes na reunião, que ocorreu na aldeia Santidade. O intuito foi estabelecer, em conjunto, o planejamento das atividades para o ano de 2016.

Edwilson Pordeus Campos, engenheiro ambiental da Ecam, coordenou as atividades. Para ele, o planejamento foi bastante positivo: “O cronograma de atividades para 2016 foi elaborado colaborativamente, com todas as lideranças dos povos que serão atendidos pelo Projeto”.

O planejamento prevê o desenvolvimento das seguintes atividades:

– Reunião anual das Associações (Apim, Aikatuk, Amirmo, CGPH, Aptima e Apiwa);

– Expedições de vigilância;

– Encontro de mulheres indígenas;

– Curso de Noções básicas de gestão de associação;

– Assembleia Geral;

– Elaboração de projetos para diretoria de associações;

– Curso de agentes ambientais.

Avaliando esse prognóstico, Pordeus ressalta que “o curso de agentes ambientais proposto, ao contrário de outros que a Ecam já executou, será baseado em temáticas aprovadas pelas próprias lideranças. Ou seja, as temáticas serão mais aplicadas aos povos atendidos”.

A primeira ação prevista é Reunião Anual das Associações. O evento ocorrerá de 30 de março a 01 de abril, na Aldeia Santidade.

20160126 1528 Karib eco-corridor - Inglês

 

                                                     No mapa, a localização das áreas.

Programa Compartilhando Mundos: uma metodologia participativa

Programa Compartilhando Mundos: uma metodologia...

Nos últimos anos, o Programa Compartilhando Mundos realizou oficinas de análise de dados e mapeamentos em seis Estados da Amazônia Legal,...

Auxílio Emergencial: quem tem direito e como acessar

Auxílio Emergencial: quem tem direito e como acessar

Há pouco mais de um mês, o Governo Federal começou a liberar a primeira parcela do auxílio emergencial para os trabalhadores afetados pela...

Quilombolas de Oriximiná se unem para vencer pandemia e manter as comunidades livres de contágio

Quilombolas de Oriximiná se unem para vencer pandemia e...

Assegurar condições de sustentabilidade das populações em suas comunidades é o objetivo das ações desenvolvidas pela Arqmo e parceiros contra a...

Boletim epidemiológico da CONAQ faz alerta para a situação da COVID-19 em comunidades Quilombolas

Boletim epidemiológico da CONAQ faz alerta para a...

Sem ações do poder público, e com uma frágil estrutura do sistema de saúde pública, nos últimos 11 dias ocorreram 6 mortes em quilombos no...