01/03/2016

Por Ecam

Planejamento conjunto para as atividades de 2016 na Calha Norte

Planejamento conjunto para as atividades de 2016 na Calha Norte

Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, indígenas e profissionais da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) se reuniram na região do Corredor Karib, no noroeste do estado do Pará. A região também é conhecida por mosaico da Calha Norte. Na área vivem indígenas das etnias Kaxuyanas, Tunayanas, Kahyanas, Wai-wai, Hexkaryana, dentre outras.

A Ecam desenvolve na região um projeto em parceria com as associações indienas AIKATUK, APIM e outros com apoio do Rainforest Fund e  Regnskogsföreningen.  O projeto tem um componente transversal de fortalecimento do papel das mulheres nas ações das comunidades e das suas associações. São três os eixos de atuação: Gestão e vigilância do território; Fortalecimento das associações indígenas; e Fortalecimento da sociedade civil organizada, dentro dos municípios da região.

Trinta e três participantes estiveram presentes na reunião, que ocorreu na aldeia Santidade. O intuito foi estabelecer, em conjunto, o planejamento das atividades para o ano de 2016.

Edwilson Pordeus Campos, engenheiro ambiental da Ecam, coordenou as atividades. Para ele, o planejamento foi bastante positivo: “O cronograma de atividades para 2016 foi elaborado colaborativamente, com todas as lideranças dos povos que serão atendidos pelo Projeto”.

O planejamento prevê o desenvolvimento das seguintes atividades:

– Reunião anual das Associações (Apim, Aikatuk, Amirmo, CGPH, Aptima e Apiwa);

– Expedições de vigilância;

– Encontro de mulheres indígenas;

– Curso de Noções básicas de gestão de associação;

– Assembleia Geral;

– Elaboração de projetos para diretoria de associações;

– Curso de agentes ambientais.

Avaliando esse prognóstico, Pordeus ressalta que “o curso de agentes ambientais proposto, ao contrário de outros que a Ecam já executou, será baseado em temáticas aprovadas pelas próprias lideranças. Ou seja, as temáticas serão mais aplicadas aos povos atendidos”.

A primeira ação prevista é Reunião Anual das Associações. O evento ocorrerá de 30 de março a 01 de abril, na Aldeia Santidade.

20160126 1528 Karib eco-corridor - Inglês

 

                                                     No mapa, a localização das áreas.

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...