19/06/2024

Por Danielle Oliveira

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de erva-mate, mobilizou cerca de 120 agricultores no último dia 10 de junho, no município de Paulo Frontin, no Paraná. 

Organizado de forma conjunta pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (FETRAF-Paraná), Observatório da Erva-mate e a ECOARAUCÁRIA (Associação de Famílias de Agricultores Experimentadores e Difusores em Agroecologia no Bioma da Floresta com Araucária), o evento contou com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, MDA e a participação da Ecam e da ReSeed.

O encontro mobilizou agricultoras e agricultores, com interesse na produção agrícola atrelada ao crédito de carbono

O encontro mobilizou agricultoras e agricultores, com interesse na produção agrícola atrelada ao crédito de carbono. Participaram produtores de Paulo Frontin, e dos municípios de Bituruna, Mallet, São Mateus do Sul, Cruz Machado, Rio Azul, Rebouças, Palmeira, União da Vitória e Irati.

“O agricultor quando chegou lá, demonstrou a esperança de ser reconhecido pelo Estado ou por alguém pelo que ele preservou, pela preservação da mata, da araucária, da imbuia, da floresta em si e também da água e da nascente. A gente luta para preservar o meio ambiente, para que se tenha vida. Tudo que foi falado chamou muita atenção, eles nos deram essa chance, o reconhecimento dessa riqueza que é preservar, e que traz economicamente valores, valeu a pena participar”, destacou o agricultor familiar Lídio Karpinski.

A iniciativa promovida no Paraná marcou um passo significativo para o reconhecimento e valorização dos serviços ambientais prestados pela agricultura familiar

Fábio Rodrigues, gestor de projetos da Ecam e representante da ReSeed, explica que a parceria com as entidades no Paraná visa o reconhecimento dos serviços ambientais de produtores por meio do acesso ao financiamento climático e mercado de créditos de carbono. A construção conjunta com os parceiros, é vista de forma positiva para o desenvolvimento dos produtores e produtoras da agricultura familiar, que preservam suas formas tradicionais de produção da erva-mate no estado.

“A construção da iniciativa é uma oportunidade única de reconhecimento da importancia desses produtores na manutenção da qualidade ambiental local e valorização do modo de produção tradicional da Erva Mate, produto tão representativo para a vida desses produtores e para o estado do Paraná como um todo” ressaltou Rodrigues.

A iniciativa promovida no Paraná marcou um passo significativo para o reconhecimento e valorização dos serviços ambientais prestados pela agricultura familiar na região, apontando para um futuro mais sustentável e equilibrado, conforme explicou Bernardo Vergopolem, representante da FETRAF-Paraná e presidente da ECOARAUCÁRIA.

A reunião do projeto de encaminhamento por serviço ambiental ou sequestro de carbono para nós da FETRAF foi muito importante, foi muito positiva. Conseguimos ter a participação de mais de 100 agricultores, estudantes, enfim, lideranças de comunidades, vereadores, secretários do município. A apresentação da Ecam da proposta da construção do projeto piloto foi muito positiva. Estamos agora se organizando através da federação, dos sindicatos e das lideranças de agricultores para juntar a documentação e encaminhar para Icampro” finalizou Vergopolem.

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...