18/02/2021

Por Ecam

Projeto de fortalecimento à agricultura familiar quilombola chega a Rondônia

Projeto de fortalecimento à agricultura familiar quilombola  chega a Rondônia

A iniciativa visa apoiar comunidades quilombolas com levantamento de dados e ações que promovam a agricultura familiar e diminuam a insegurança alimentar nos territórios. 

Com o objetivo de ampliar a atuação do Projeto Quilombo Solidário: Renda e Produção, a Ecam se reuniu com comunidades quilombolas de Rondônia para apresentar e planejar ações de fortalecimento à agricultura familiar. O encontro aconteceu de forma online, no último dia 29, com representantes dos Quilombos de Santa Cruz e Laranjeira, Forte Príncipe da Beira, Quilombo Rolim de Moura e Jesus e Quilombo Pedras Negras.

A ação é fruto da parceria entre Ecam, CONAQ Instituto Clima e Sociedade  e está sendo implementada no estado de Rondônia, devido a uma demanda, que partiu das comunidades, para a construção de um diagnóstico sobre agricultura familiar quilombola. Atualmente, por conta da pandemia, grande parte dessas populações têm enfrentando dificuldades no escoamento e comercialização da produção, gerando impacto direto na renda e insegurança alimentar nos quilombos.

A coordenadora do projeto, Meline Machado, conta que a iniciativa surgiu a partir de um levantamento de dados socioeconômicos realizado, no último ano, pela Ecam e Conaq, que envolveu mais de 100 comunidades quilombolas de seis estados do país, incluindo o estado de Rondônia. No estudo, foi constatado que a agricultura, turismo e extrativismo são as principais fontes de renda para as comunidades.

A construção deste diagnóstico tem por objetivo conhecer um pouco mais sobre a produção dos quilombos e apoiar as comunidades na superação dos desafios relacionados à produção, escoamento e comercialização”.  No encontro, foram apresentadas para as comunidades, cada etapa da iniciativa, que inclui a realização de um levantamento de dados para a construção de um diagnóstico sobre a produção da agricultura familiar quilombola e ações estratégicas de fortalecimento. 

 

Além disso, o projeto conta com uma linha de apoio emergencial de enfrentamento à Covid-19, através da entrega de cestas básicas e kits de higiene a famílias quilombolas em situação de intensa vulnerabilidade. Desde o ano passado, o Projeto Quilombo Solidário: Renda e Produção apoiou mais de 2 mil famílias de 60 comunidades quilombolas no estado do Amapá. 

 

Sobre a Ecam 

A Ecam é uma organização que atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental. Desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente. A partir do respeito à cultura local e ao espaço de fala, trabalha na capacitação de pessoas, para que tenham instrumentos de proteção ambiental e adquiram conhecimento sobre a sua região.

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO FORTALECE...

A troca de experiências entre os participantes fortalece o protagonismo das comunidades e consolida a comunicação como um instrumento de luta....

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que unifica agricultura com produção de carbono

Agricultores de Paulo Frontin conhecem iniciativa que...

Uma roda de conversa direcionada a apresentação dos resultados de viabilidade econômica sobre o pagamento por serviços ambientais para os Sistemas...

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir Projeto de Carbono Social

Comunidades Quilombolas do Amapá se unem para discutir...

No último dia 25 de maio, as comunidades quilombolas de Curiaú, Casa Grande, Pescada e Fugido, no Amapá, se reuniram para discutir a implantação...

Novo Acordo de Cooperação Técnica promete impulsionar a sustentabilidade e a agricultura familiar no país

Novo Acordo de Cooperação Técnica promete impulsionar a...

Um termo de cooperação técnica assinado no mês de maio entre o Instituto Global ESG, a Ecam, a companhia americana ReSeed e o Grupo Arnone,...