07/12/2023

Por Ecam

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à agricultura regenerativa e uso de tecnologias.

Os incentivos diretos do mercado de carbono aos pequenos produtores podem ser o impulso necessário para catalisar esforços de reflorestamento e preservação na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, ajudando a reduzir as taxas de desmatamento e iniciando uma explosão de reflorestamento.”

Vasco van Roosmalen, CEO e co-fundador da ReSeed

A ReSeed, líder em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza, e a Dengo Chocolates, uma das principais marcas de chocolate brasileiras comprometida com a origem ética do cacau, anunciaram parceria inovadora, integrando os agricultores de cacau da Dengo localizados no sul da Bahia ao Programa de Crédito de Carbono “Farm Fresh” da ReSeed, intitulado “Créditos para a Terra” no Brasil.

A iniciativa pretende gerar avanços significativos na agricultura sustentável e no impacto social para a indústria do cacau, ao mesmo tempo em que oferece às empresas parceiras, novas oportunidades para cadeias de suprimentos limpas. Historicamente, a indústria do chocolate não tem sido nem sustentável nem equitativa. O chocolate ocupa o segundo lugar na lista de alimentos com maior impacto ambiental, sendo boa parte dele atribuído ao desmatamento. Por outro lado, os pequenos produtores que são responsáveis por 75% do cacau do mundo, vivem na linha da pobreza ou abaixo dela.

Redução de Carbono e Impacto Social

Neste sentido, a ReSeed e a Dengo estão apresentando uma solução inédita aos pequenos agricultores da Bahia, possibilitando acesso a renda adicional anual ao gerar créditos de carbono em suas propriedades, que simultaneamente incentiva práticas agrícolas regenerativas benéficas para o meio ambiente. Empregar técnicas de agricultura regenerativa no cultivo de cacau ajuda a evitar o desmatamento, aumentar a saúde do solo e o rendimento das colheitas ao mesmo tempo em que retira o carbono da atmosfera para armazená-lo no solo.Vale ressaltar que, de acordo com estimativas, 70% dos 6.800 quilômetros quadrados de plantações de cacau na região foco do Programa, cultivam cacau ‘cabruca’, um sistema agroflorestal no qual as árvores de cacau são plantadas sob a sombra da Mata Atlântica. Este é um detalhe importante, pois o uso de sistemas agroflorestais como o Cabruca pode ajudar a promover a biodiversidade, reduzir o desmatamento e melhorar a saúde do solo, tudo isso enquanto apoia os meios de subsistência dos pequenos agricultores.

A venda de créditos de carbono tem o potencial de melhorar significativamente os meios de vida dos agricultores de cacau da Dengo, com 50% das vendas de créditos de carbono sendo destinadas diretamente aos agricultores, e 30% à Assistência Técnica Rural que será trabalhada diretamente com o produtor para melhoria de suas práticas de cultivo e gestão de solo. Ao vender os créditos de carbono de agricultores de cacau no mercado voluntário, as duas empresas estão criando uma grande oportunidade aos pequenos produtores, combinando a redução de carbono com impacto social. Os primeiros créditos de carbono associados aos agricultores de cacau da Dengo estarão disponíveis para venda no segundo semestre de 2024.

O potencial de remoção de carbono do sistema cabruca

“Um estudo recente realizado pelo WRI, Instituto Arapyaú e Dengo mostra que um hectare de Cabruca remove quase duas vezes mais CO2 da atmosfera do que um hectare convencional”, diz Estevan Sartoreli, CEO e co-fundador da Dengo Chocolates. “Estamos orgulhosos de nos associar à ReSeed para direcionar capital adicional aos agricultores da Dengo pelos serviços ecossistêmicos que prestam.”

“Atualmente, menos de 1% dos créditos de carbono vendidos no mercado são provenientes da agricultura. Estamos entusiasmados em nos associar aos agricultores da Dengo para aumentar esse número”, disse Vasco van Roosmalen, CEO e co-fundador da ReSeed. “Os incentivos diretos do mercado de carbono aos pequenos produtores podem ser o impulso necessário para catalisar esforços de reflorestamento e preservação na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, ajudando a reduzir as taxas de desmatamento e iniciando uma explosão de reflorestamento.”

A parceria significa uma visão compartilhada de um futuro mais sustentável e resiliente, onde a indústria do cacau desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças ambientais e sociais positivas. Esta colaboração tem como objetivo estabelecer um novo padrão para práticas comerciais responsáveis nas indústrias agrícola e de chocolate.

Fundada em 2022, a ReSeed é a primeira em vender créditos de carbono com rastreabilidade desde o início até o final do ciclo de vida. A Dengo Chocolates, que tem um foco especial em impacto social e sustentabilidade, integrou 75 agricultores ao Programa para seu primeiro período de parceria. Os agricultores poderão facilmente rastrear dados sobre o carbono coletado e armazenado no solo em suas terras, os quais a ReSeed transforma em créditos de carbono com dados auditáveis e verificados por auditoria independente e imagens de satélite.

Conheça a ReSeed

A ReSeed é uma provedora de serviços baseados na natureza, trazendo créditos de carbono diretamente de pequenos agricultores para o mercado. Lutamos contra as mudanças climáticas em grande escala financiando e incentivando esses agricultores a cuidar do carbono por meio de práticas agrícolas regenerativas. A ReSeed é a primeira empresa a combinar métricas de impactoambiental e social com créditos de carbono rastreáveis de fazendas, trazendo ao mercado um conjunto de dados que aumenta a responsabilidade e promove cadeias de suprimentos limpas. Saiba mais em www.reseed.farm

Sobre a Dengo Chocolates

Lançada em 2017 como um negócio de impacto social, a Dengo é uma marca brasileira de cafés e chocolates de alta qualidade que combina prazer com propósito. O principal compromisso da marca é gerar renda decente para pequenos e médios produtores de cacau no Brasil. Dengo é uma marca de chocolate ético que muda o mundo, criando misturas irresistíveis que combinam sabor com saúde, transformando os produtores de cacau em protagonistas. Hoje, são mais de 150 famílias envolvidas – cuidando de todos os detalhes, do planejamento ao produto, mantendo assim o ciclo constante e sustentável, recebendo mais pelo cacau de qualidade que produz. Em 2022, a empresa expandiu seu negócio de impacto social para a Amazônia, passando a trabalhar também com o cacau paraense e incluindo famílias produtoras locais em seu projeto. Em 2023, a Dengo inicia o seu processo de internacionalização com a abertura da sua primeira loja em Paris.

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

CONTRATA-SE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MONITORAMENTO DE RESULTADOS E IMPACTOS (PMI)

CONTRATA-SE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE...

1. INICIATIVA TERRITÓRIOS, UMA PARCERIA ENTRE ECAM E HUMANA Desde 2016, a Humana e a Ecam vêm atuando na construção de estratégias, modelos e...