Educação e Pesquisa: Importância dos Povos e Comunidades Tradicionais no desenvolvimento científico

Educação e Pesquisa: Importância dos Povos e Comunidades Tradicionais no desenvolvimento científico

Que a pesquisa científica é uma necessidade nacional nós sabemos (apesar de uma parcela da população negar, o que é insano). Mas você sabe da importância dos Povos e Comunidades Tradicionais no desenvolvimento dessas pesquisas?

Povos e Comunidades Tradicionais vivem protegendo seus territórios e seus recursos naturais. São esses territórios e os conhecimentos de quem vive neles que subsidia a “invenção e a descoberta” de novos medicamentos, curas, cosméticos e muito mais. Invenção e descoberta em “aspas” porque na verdade essas comunidades sempre fizeram usos dos recursos naturais com essas finalidades no seu dia a dia em suas comunidades, mas com a entrada de pesquisadores de fora esses usos passaram a ter dimensão nacional e internacional.

Alguns dos medicamentos mais populares do mundo devem muito ao conhecimento indígena sobre a natureza. De lombriga a malária, a floresta ajudou a dar a cura (Super Interessante, 2013). São nesses territórios dos povos e comunidades tradicionais que se encontra grande parte das plantas medicinais que são feitos os medicamentos e também se conhece os usos dados por essas comunidades por meio de conhecimentos ancestrais passados de geração em geração.

Mas não é apenas o conhecimento científico tradicional e os recursos naturais preservados por essas comunidades que apoiam a pesquisa científica.

A inserção dos Povos e Comunidades Tradicionais nas universidades tem aumentado ano após ano e tem trazido olhares diferentes e fundamentais para o desenvolvimento científico. Apesar de o número ainda não ser o suficiente (pensando na proporção que essas comunidades são em relação ao total da população no país), teve aumento significativo nos últimos anos com o apoio de políticas afirmativas para a inserção desses grupos nas universidades.

É necessário que esses processos de inclusão nas universidades pelas comunidades tradicionais se fortaleçam e não se fragmentem ainda mais (como por exemplo, com os cortes assustadores propostos pelo governo para a educação). O acesso à educação nas universidades tem viabilizado que essas comunidades possam realizar por elas mesmas suas pesquisas e ciências, recebendo os devidos méritos pelas descobertas e avanços científicos e não sendo apenas uma fonte de conhecimento para ciência. Essas comunidades estão sendo cada vez mais protagonistas desse desenvolvimento científico e não mais “objetos de estudo”, como foram tratadas por muito tempo.

Que tenhamos cada vez mais indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, extrativistas e muitos outros Povos e Comunidades Tradicionais fortalecendo o Brasil e o mundo nas pesquisas e desenvolvimentos científicos! Lutemos pela Educação!

 

Aviso: O conteúdo do texto é de responsabilidade de seu autor e não exprime, necessariamente, o ponto de vista da Ecam.

Compartilhe

Meline Machado
Todos os posts

Geógrafa e mestre em Gestão Ambiental e Territorial (tendo como eixo temático: cartografia étnica do território nacional) e está na coordenação do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais na Ecam.

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Equipe Ecam

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às...

Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ É com profunda tristeza e indignação...

Continuar lendo

Compartilhe

20 anos de Ecam
Equipe Ecam

20 anos de Ecam

Imagem: Vanessa Eyng De uma expedição à Amazônia a mais de 300 territórios e comunidades...

Continuar lendo

Compartilhe

Preservação que nasce da ação
Equipe Ecam

Preservação que nasce da ação

Imagem: Vanessa Eyng A história da Ecam Negócios Sociais mostra que o grande pilar que sustenta um...

Continuar lendo

Compartilhe

Sai o desmatamento, entram os benefícios na fazenda
Equipe Ecam

Sai o desmatamento, entram os benefícios...

Projeto Pecuária Sustentável muda a forma de se planejar e executar a atividade, gerando ganhos...

Continuar lendo

Compartilhe