Por Ecam
Reunião articula organizações civis em Rondônia
No dia 16 de dezembro, Porto Velho já entrou um pouco mais no clima das eleições de 2016. Um grupo se reuniu para começar uma articulação que visa às eleições municipais do próximo ano. O convite para participação foi estendido a todas as organizações da sociedade civil. Essa é uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam). E esta parceria é uma consequência das reuniões da Rede de Capacitação da Amazônia (Recam).
Na reunião, primeiramente foi apresentado o PCS, sua plataforma de indicadores e o trabalho que já é realizado. O PCS possui 284 cidades signatárias no Brasil, sendo que Porto Velho é a única cidade signatária de Rondônia. Stéphanie Birrer, consultora da Ecam, acrescenta que “ainda precisamos de mais apoio das organizações que estão na Amazônia, para que haja o funcionamento do programa”.
Focando nas eleições municipais do próximo ano, o intuito do grupo é traçar com os candidatos compromissos para a agenda socioambiental. “O interessante deste programa é o tempo em que ele atua, antes do resultado final das eleições. Depois, com um candidato eleito, essa mesma sociedade civil que pegou compromissos no início pode fazer o monitoramento, para confirmar se essas metas estão sendo cumpridas ou não”, aponta Stéphanie.
A reunião contou com a participação de representantes das seguintes organizações: Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), Ecoporé, Centro de Estudos Rioterra, Raiz Nativa, Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) do Território Rural Rio Machado, Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Cooperativa de Trabalho Agro-Ambiental de Rondônia (Cootraron), e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Os participantes optaram por realizar a próxima reunião em fevereiro, visando o envolvimento de mais setores, como Ministério Público e Tribunal de Contas.